33.5 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, 15 outubro, 2021
spot_img

Agronegócio X Agroecologia

Você conhece as principais diferenças entre Agronegócio x Agroecologia?

Descubra nesse post porque devemos lutar a favor da Agroecologia e combater o Agronegócio.

Entenda a principal diferença entre Agroecologia x Agronegócio

Entender a principal diferença entre essas duas vertentes é muito simples: uma é em prol da vida e sustentabilidade (agroecologia) e a outra em prol de lucros para a corporações (agronegócio).

O agronegócio tem seu modelo de produção industrial em monoculturas de commodities baseado na “Revolução Verde” imposta pelo governo dos Estados Unidos na década de 1960. Essas empresas impõem intervenções agressivas a todo ecossistema, e isso se dá em escala global.

O resultado da prática do agronegócio, segundo Vandana Shiva, é que 65% de toda a biodiversidade e de todos os recursos de água doce do planeta foram contaminados por agrotóxicos. A nível Global, esse tipo de cultivo já mostrou não ser sustentável. 

A monocultura causa danos ao meio ambiente, aos agricultores e todo restante da população, colocando a saúde de quem produz e quem consome em risco.

Já a agroecologia, refere-se à aplicação da agricultura através de uma perspectiva ecológica. Tem como abordagem a otimização de todos os componentes de um agroecossistema – tanto o econômico como os ecológicos e socioambientais.

A agroecologia é baseada na produção de sistemas biodiversos, e manejo sustentável do solo. A agroecologia, por ter sua base numa produção diversificada, se mostra como a única solução para obtermos soberania alimentar. A ciência da agroecologia vai muito além da agricultura. É um movimento holístico de valorização de todos os seres vivos.

Lucros e prejuízos reais

Há uma constante pressão político-econômica-capitalista a favor do modelo insustentável do agronegócio. Dessa maneira, os problemas gravíssimos causados por esse tipo de agricultura em escala industrial não são levados em consideração.

No agronegócio, quem lucra são as grandes corporações que têm as patentes das sementes geneticamente modificadas e dos agrotóxicos. Com o custo para se manter cada vez mais caros, o lucro financeiro fica nas mãos das corporações, e o prejuízo, em toda a humanidade que sofre, sem saber, as diversas consequências da agricultura industrial.

A boa notícia, é que já está sendo comprovado por diversos estudos que as agroflorestas, que tem o cultivo diversificado e baseado na agroecologia pode ser muito mais produtivo que o modelo adotado pelo agronegócio. Além de ser um tipo de manejo menos dependente de insumos e sem consequências para a saúde pública ou para o meio ambiente, a agroecologia traz um olhar sistêmico e uma maneira de se colocar em favor da vida.

Leia nesse post aqui e descubra porque a Agrofloresta é a agricultura do futuro.

Conheça Vandana Shiva

Vandana Shiva foi uma grande influência de Nilson Dias, fundador do Instituto Pindorama. Vandana Shiva é filósofa, física, ecofeminista e ativista ambiental indiana que luta pela vida e pela soberania alimentar, e se opõe aos organismos geneticamente modificados e à monocultura.

O Instituto Pindorama é um aliado à educação ecológica. Já proporcionamos e transformamos a vida de mais de 8 mil alunos multiplicadores da sustentabilidade com nossos variados cursos de excelente qualidade.

Clique aqui e confira nossos cursos. Seja aluno do Instituto Pindorama e se torne um agente de transformação!

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
215,000SeguidoresSeguir
116,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados