O que são as sementes crioulas?
As chamadas sementes crioulas, são simplesmente as sementes originais produzidas pela Terra, e trazidas por povos desde a ancestralidade por métodos de seleção natural.
Uma herança ancestral que deveria ser reconhecida como patrimônio e direito inato da humanidade.
A importância das sementes crioulas
As sementes crioulas têm uma importância fundamental na conservação da biodiversidade, e também em nossa alimentação devido seu potencial nutricional natural.
Além disso, essas sementes são essenciais para a autonomia do agricultor pois possuem maior produtividade, menor custo de produção e não requerem pacotes de insumos (agrotóxicos) que prejudicam o meio ambiente.
Diferente da agricultura moderna, a semente crioula não passou por nenhum processo de modificação genética por meio de interferência humana e por interesses de corporações.
Uma ameaça à vida e à biodiversidade
As sementes crioulas sofrem um grande impacto com o agronegócio imposto pela “Revolução Verde”, pois este é um modelo que utiliza sementes transgênicas e geneticamente modificadas produzidas por empresas privadas.
Atualmente, a maior parte da produção de sementes geneticamente modificadas são efetuadas por três corporações: Bayer, Monsanto e Sygenta.
O grão que nasce da produção de sementes transgênicas é infértil e não gera produções posteriores. Essas sementes que são modificadas em laboratórios, servem para apenas um plantio. Isso faz com que o produtor fique completamente refém de a cada safra ter que comprar novamente sementes se quiser produzir alimentos.
Esse modelo de agricultura amplamente utilizado hoje, é bom apenas para o capitalismo que enriquece a cada dia as megacorporações fazendo com que os territórios onde antes eram cultivadas sementes crioulas sejam ocupados por monocultivos de sementes geneticamente modificadas.
Agricultura natural corre risco
Devido ao modelo amplamente disseminado de agronegócio, a agricultura tradicional corre grandes riscos. Além de pertencerem a empresas privadas que vendem as sementes geneticamente modificadas, essas têm a capacidade de polinizar plantações da agricultura familiar fazendo com que as sementes originais entrem em risco de extinção.
Atualmente é muito necessário a multiplicação de sementes crioulas para que essas não entrem em extinção e para que o futuro alimentar da humanidade não dependa de corporações para existir.
Ter variedade de sementes crioulas garante que a diversidade do Planeta seja mantida juntamente com a qualidade nutricional dos alimentos no futuro da humanidade.
Instituto Pindorama: transforme sua vida e o planeta com nossos Cursos Online.