23 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, 17 setembro, 2021
spot_img

Descubra o que são sementes crioulas e sua importância

O que são as sementes crioulas?

As chamadas sementes crioulas, são simplesmente as sementes originais produzidas pela Terra, e trazidas por povos desde a ancestralidade por métodos de seleção natural.

Uma herança ancestral que deveria ser reconhecida como patrimônio e direito inato da humanidade.

A importância das sementes crioulas

As sementes crioulas têm uma importância fundamental na conservação da biodiversidade, e também em nossa alimentação devido seu potencial nutricional natural.

Além disso, essas sementes são essenciais para a autonomia do agricultor pois possuem maior produtividade, menor custo de produção e não requerem pacotes de insumos (agrotóxicos) que prejudicam o meio ambiente.

Diferente da agricultura moderna, a semente crioula não passou por nenhum processo de modificação genética por meio de interferência humana e por interesses de corporações.

Uma ameaça à vida e à biodiversidade

As sementes crioulas sofrem um grande impacto com o agronegócio imposto pela “Revolução Verde”, pois este é um modelo que utiliza sementes transgênicas e geneticamente modificadas produzidas por empresas privadas.

Atualmente, a maior parte da produção de sementes geneticamente modificadas são efetuadas por três corporações: Bayer, Monsanto e Sygenta.

O grão que nasce da produção de sementes transgênicas é infértil e não gera produções posteriores. Essas sementes que são modificadas em laboratórios, servem para apenas um plantio. Isso faz com que o produtor fique completamente refém de a cada safra ter que comprar novamente sementes se quiser produzir alimentos.

Esse modelo de agricultura amplamente utilizado hoje, é bom apenas para o capitalismo que enriquece a cada dia as megacorporações fazendo com que os territórios onde antes eram cultivadas sementes crioulas sejam ocupados por monocultivos de sementes geneticamente modificadas.

Leia mais sobre as diferenças entre Agronegócio X Agroecologia, e descubra por que devemos apoiar a agroecologia e combater o agronegócio.

Agricultura natural corre risco

Devido ao modelo amplamente disseminado de agronegócio, a agricultura tradicional corre grandes riscos. Além de pertencerem a empresas privadas que vendem as sementes geneticamente modificadas, essas têm a capacidade de polinizar plantações da agricultura familiar fazendo com que as sementes originais entrem em risco de extinção.

Atualmente é muito necessário a multiplicação de sementes crioulas para que essas não entrem em extinção e para que o futuro alimentar da humanidade não dependa de corporações para existir.

Ter variedade de sementes crioulas garante que a diversidade do Planeta seja mantida juntamente com a qualidade nutricional dos alimentos no futuro da humanidade.

Instituto Pindorama: transforme sua vida e o planeta com nossos Cursos Online.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
215,000SeguidoresSeguir
109,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados