25.5 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, 2 dezembro, 2021
spot_img

Por que comer menos carne é ecologicamente correto

Você sabia que diminuir o consumo de carne é muito benéfico para o planeta? Descubra porque comer menos carne é ecologicamente correto.

O que você come, é muito mais do que o paladar e o que está em seu prato. Comida diz sobre nutrição do corpo e dos sentidos, sobre memórias afetivas e também sobre política e sustentabilidade.

Devido à sustentabilidade, mais pessoas estão aderindo uma alimentação com menos carne, e também mais consciente com menos alimentos industrializados na dieta.

Como o consumo de carne afeta a Terra?

O hábito de comer carne em todas as refeições, levou o excesso de consumo à população mundial. Do café da manhã ao jantar, muitas pessoas se alimentam de carne e outros produtos de origem animal, como laticínios.

Esse hábito alavancou o desmatamento de uma maneira nunca vista antes. E também, ocasionou o surgimento das grandes monoculturas que alimentam esses animais, que futuramente estarão na mesa de alguém.

Com o espaço aberto às monoculturas de plantação de alimentos (geralmente soja, trigo, milho) e também pastos para abrigo desses animais, a natureza se torna desequilibrada. Pois, a falta de florestas, árvores e vegetação nativa oferecem um grande risco ao equilíbrio dos ecossistemas.

Comer menos carne ajuda na regeneração da natureza?

Sim. Embora nem sempre seja do interesse de todos adotar uma dieta com restrição de carne, inteiramente “plant-based” (baseada em vegetais), é de grande utilidade as pessoas começarem a repensar o consumo de carne, e considerarem adotar um modelo de alimentação mais flexível, com foco em menos carnes e mais vegetais.

Comer menos carne causa impacto positivo e diminui a pegada de carbono. Além de contribuir para uma cultura menos industrializada dos alimentos.

A pecuária na escala atual, é uma das industrias que mais poluem no mundo. E, na grande maioria das vezes os animais são tratados com químicos, sob estresse e com péssima qualidade de vida.

Quer saber por que comer menos carne é bom para você?

Comer menos carne é ecologicamente correto pois ajuda a combater as mudanças climáticas, mas o que nem todo mundo sabe, é que uma dieta com menos carne faz muito bem para a saúde.

Hoje em dia, temos recordes de doenças cardiovasculares e níveis altíssimos de colesterol, além de doenças inflamatórias. Portanto, uma dieta baseada em vegetais ajuda a combater e curar essas doenças.

Muitos nutricionistas e cientistas, recomendam reduzir o consumo de carnes e laticínios. E as pessoas que aderem essas ideias, confirmam a saúde e o bem-estar que essa prática traz para a saúde.

Diversas pessoas que adotam uma dieta vegetariana, ou que diminuem o consumo de carne, confirmam a melhora nos níveis de saúde e bem-estar.  

Trocas Saborosas Sem Carne

Reduzir o consumo de carne pode te fazer entrar num universo de novas possibilidades de sabores e alimentos. É possível fazer substuições saborosas e práticas no dia-a-dia.

Experimente os seguintes alimentos nas próximas refeições:

Lasanha de vegetais, Strogonofe de grão de bico, Cogumelos, ”Hamburger” de grãos. Use a criatividade e inove nas receitas! Seu corpo e o planeta agradecem!

Se você está interessado em salvar o meio ambiente, combater as mudanças climáticas e comer menos carne e laticínios em sua dieta é um pequeno passo para um planeta mais saudável. 

Curso Online de Produção de Alimentos e Cogumelos.

Clique aqui e conheça os Cursos do Instituto Pindorama.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
217,000SeguidoresSeguir
119,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados