Bilionário constrói navio gigante para limpar e pesquisar o oceano

A história de Kjell Inge Røkke

Kjell Inge Røkke nasceu em 1958 em uma pequena vila na Noruega. A falta de oportunidades em seu pais, e o fato de sofrer de dislexia, o levaram a começar a carreira como um humilde pescador, sem haver sequer concluído ensino médio, nos Estados Unidos.

Com muito trabalho, Kjell acabou comprando seu primeiro navio pesqueiro, em 1982. Gradivamente o empresário expandiu seus negócios na pesca, adquiriu empresas de esporte e engenharia e acabou por se tornar o homem mais rico da Noruega com uma fortuna avaliada em 2.6 Bilhões de dólares.

Hoje com 58 anos o empresário diz dever ao mar tudo aquilo que tem, e decidiu investir parte de sua fortuna para devolver o favor. O resultado é o projeto REV que está sendo desenvolvido em parceria com WWF, organização conhecida por seu trabalho em favor da biodiversidade.

O projeto do REV

O projeto consiste na criação de um super navio de 181 metros de diâmetro por 27 de altura totalmente sustentável, cujo objetivo é pesquisar o oceano e limpar 5 toneladas de plástico por dia. A combustão desses plásticos oferecerá energia, permitindo, que o navio percorra 98 por cento da circunferência terrestre sem paradas. Além disso cada detalhe foi pensado para não emitir poluentes ou sequer gerar barulho suficiente para impactar negativamente no ambiente marinho.

” O oceano cobre 70 por cento do nosso planeta. De acordo com pesquisadores, 90 por cento da área do oceano ainda não foi pesquisada e oferece incontáveis oportunidades.(..) A vida marinha me fascina desde minha infância. (..) Esse navio será uma plataforma para aprender, dividir conhecimento e desenvolver soluções pensando nas próximas gerações.” Kjell Inge Røkke

O Navio terá capacidade para abrigar até 90 passageiros, sendo 60 cientistas e contará com laboratórios, sala de apresentações, heliporto e equipamentos para fazer pesquisas em até 6000 metros abaixo do nível do mar.  Os objetivos principais são aumentar a consciência pública sobre a vida marinha e desenvolver soluções escaláveis para proteger o oceano.

Entre as perguntas que o projeto pretende responder estão:

Qual o impacto das emissões de CO2 no oceano?

Como podemos reverter os impactos causados pelo plástico na vida marinha?

Como salvar espécies ameaçadas de extinção?

Como os recursos desconhecidos do oceano podem beneficiar a vida  dos seres humanos de forma sustentável?

Quer saber mais sobre o projeto? O site oficial permite saber todas as especificações, e permite acessar uma maquete com imagens e animações do funcionamento. 

 

 

novembro 1, 2017
Instituto Pindorama - Todos os direitos reservados
Share This