Casa na árvore, sonho da criançada e dos adultos

O mundo atual gira em torno das tecnologias, mas existe algo que na maioria das vezes não é assim tão moderno e que sempre atraiu a atenção das crianças e também dos mais grandinhos, a famosa casa na árvore.  A verdade é que dá para alegrar todo mundo com o projeto de um lar ou um refúgio em meio à natureza. Para se construir uma bela e principalmente segura casa é preciso realizar algumas observações e análises. Para começar é preciso conhecer a espécie da árvore, considere a profundidade das raízes, de preferência não superficiais, tamanho da copa, seu crescimento e se possível uma análise para verificar se está saudável. Devem-se usar madeiras de boa qualidade e bem espessas, uma dica é aproveitar os galhos grossos da árvore para ter apoio e fixar as madeiras.
Existem vários tipos de casa na árvore, vai das mais simples e pequenas até as grandes e modernas. Segue abaixo alguns modelos para você que precisa de uma inspiração.

 

 

 

 

Se a intenção é construir uma casa para crianças esse é um modelo bem simples, não é tão elevada, tem as paredes abertas, mas ainda assim garantindo a diversão da criançada. Um detalhe que chama atenção e o tronco da árvore que passa por dentro da construção.

 

 

 

 

Essa também e uma proposta de casa simples e pequena para criança se divertir. Nesse modelo foram colocadas porta e janelas que podem ser abertas e fechadas. E a proposta da escada com os degraus mais largos é para que haja mais segura para as crianças, e já que estamos falando em segurança, uma sugestão também seria cercar a varanda. Essa construção um dos lados é apoiada na árvore e outro em duas pilastras de madeira, equilibrando assim seu peso. Observa-se também que um dos galhos da árvore passa por dentro da casa.

 

 

 

Essa e um pouco mais elaborada, possui uma varanda coberta. Observa-se que a casa esta no meio da árvore, mas respeitando sua forma, a casa foi adaptada para que não fosse preciso corta nenhum galho. Existem dois acessos para se chegar a construção, a mais simples, por uma escadinha podendo assim se aventurar, e outra com  uma passarela acoplada com uma escada.

 

 

 

Já esse modelo vai para os adultos, afinal a casa de madeira tornou-se uma residência para família, mas em grande estilo. Pode-se observar que a casa é sustentada pelos troncos dos eucaliptos. Possui uma passarela de madeira que e toda cercada, também possui dois andares, sendo que o segundo há uma linda sacada coberta por telhas. A casa também dispõe de energia elétrica, e essa entrada com os postinhos de luz deixa o espaço mais aconchegante.

 

 

 

Mais uma opção para quem quer o lar nas alturas é este projeto. Aqui a casa na árvore foi construída em um pé de manga que passa pelo deck frontal e deixa a fachada ainda mais charmosa com os galhos e o toque verde das folhas. A casa ainda tem a proposta de iluminação que valoriza a fachada.

E para finalizar, essa imponente casa na árvore sustentável de 20 metros de altura,  localizada nas florestas de West Virginia.  Construída com aço e maneira luminosa, ela produz e gerencia todo seu consumo de energia, água e resíduos de forma sustentável. O projeto recebeu o premio  Award of Honor for Washington Architecture (Premiação de honra para arquitetura de Washington) e é usado como uma sala de aula viva para conscientização ecológica de crianças e adultos.

Depois de ver esses exemplos creio que você deve ter se empolgado para ter uma casa na árvore, então tenho uma sugestão para você, um convite muito especial para um final de semana em família para aprender a construir uma linda casa na árvore e imersão em atividades permaculturais tais como: contação de histórias, roda rítmica, educação ambiental no estilo Waldorf, culinária saudável adaptada ao público infantil com oficina prática e muito mais, no Instituto Pindorama – Nova Friburgo/RJ.
Para mais informação, acesse:

 https://pindorama.org.br/curso/casa-na-arvore/

dezembro 13, 2017
Instituto Pindorama - Todos os direitos reservados
Share This