22 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, 16 junho, 2021
spot_img

Casa Ecológica x Casa Convencional – Os custos ocultos

Já imaginou não precisar pagar conta de água e luz? Sonhou em construir sua casa ecológica, com impacto ambiental reduzido? Ou, parou para pensar nos gastos anuais de uma casa convencional e o valor disso depois de muitos anos? Antes de mais nada, se você nunca levou em consideração todas as possibilidades de economia e todos os benefícios de uma casa ecológica, continue lendo. Pois, iremos mostrar os custos ocultos e uma comparação entre Casa Ecológica x Casa Convencional.

O que é uma Casa Ecológica?

Uma Casa Ecológica tem seu foco no uso de tecnologias que reduzem o impacto ambiental causado pela construção civil.

Sendo assim, ao escolher construir sua casa fazendo uso dessas tecnologias, você pode gerar um impacto mais positivo no planeta e ainda economizar milhares de reais na construção, reforma e manutenção de sua casa.

Então, uma casa ecológica respeita o meio ambiente, aumenta sua qualidade de vida, e é mais econômica e sustentável.

Porque abandonar a cultura de construção de Casa Convencional de uma vez por todas

A construção civil é uma das industrias que mais poluem no mundo.

Portanto, existem diversas desvantagens. Desde o consumo dos recursos naturais para fabricação de matéria prima, até os altos custos mensais para se manter uma casa convencional.

Alguns materiais são amplamente usados no setor de construção de casas convencionais, como o cimento, ferro, aço. Esses materiais são grandes vilões.

Pois, o processo produtivo desses materiais gera impactos muito danosos ao meio ambiente. Além disso, temos que levar em consideração o impacto causado pela toxicidade de alguns materiais como tintas e solventes.

Veja a comparação

A princípio, uma casa convencional pode parecer mais barata. Porém, com o passar do tempo, é uma casa que demanda muito mais financeiramente e energeticamente do que uma Casa Ecológica.

1 – Materiais de construção: Uma casa ecológica deve ter seu projeto baseado na Arquitetura Bioclimática. Portanto, desde o projeto são levados em consideração alguns fatores como: escolha de materiais naturais, clima, trajetória do sol e exposição solar, umidade do local, ventilação. Arquitetura projetada ao clima garante o conforto térmico da casa e gera economia por não precisar de ar condicionado e aquecedores.

2 – Tecnologias apropriadas como: reutilização de água, captação de água da chuva, produção de energia fotovoltaica, sistema de saneamento ecológico trazem muitas vantagens tanto econômicas quanto ambientais.

3 – Auto sustentabilidade: uma casa ecológica, tem a capacidade de produzir sua própria energia, como gás, utilizando biodigestor – ou energia eletrica, com sistema fotovoltaico.

Economia

De acordo com nossos cálculos, como demonstrado no vídeo abaixo, em uma casa de quatro pessoas, em 30 anos se economiza mais de R$120.600,00. Para saber mais detalhes, não deixe de assistir o vídeo abaixo:

Quer aprender mais?

Adquira nosso E-book de Permacultura para Organizações e Casas Ecológicas, clicando aqui.

https://conteudo.pindorama.org.br/ebook-casas-ecologicas/

O Ebook Permacultura para Organizações e Casas Ecológicas é composto por 96 páginas, divididas em 9 capítulos. A linguagem é simples e objetiva, com desenhos e diagramas feitos por um ilustrador profissional, garantindo muita clareza para execução das tecnologias apresentadas.

Portanto, você pode ser completamente leigo ou um profissional da área de construção, o conteúdo do livro será ideal para você.

Faça parte do seleto grupo de pessoas que economizam milhares de reais investindo em uma Casa Ecológica!

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
173,000SeguidoresSeguir
95,300InscritosInscrever
spot_img

Relacionados