23 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, 17 setembro, 2021
spot_img

Dica prática: como fazer teto verde

Você já deve ter lido aqui a importância de investir no teto verde em sua edificação e todos os benefícios que essa técnica construtiva traz. Portanto agora, aprenda nesse post como fazer.

Aprenda a fazer teto verde

O teto verde vem se mostrando uma excelente alternativa para se vencer uma série de desafios em construções urbanas e rurais. Proporciona grande conforto térmico para casas, apartamentos e escritórios, além de ampliar a área útil da edificação ao criar um grande pátio verde. Existem soluções prontas no mercado.

Aqui, vamos ensinar algumas opções na modalidade “faça você mesmo”.

Faça você mesmo

1- Deve-se fazer o madeiramento para telhado normalmente, porém, com menor espaçamento entre as vigas e caibros, pois 1 m2 de teto verde pode pesar entre 60 e 150 kg quando saturado com água. O caimento ideal para o teto varia de 3 a 5%.

2- Na primeira camada utilize tábuas de pinus com aplicação de resina de mamona e fresada com encaixe em ‘L’. Na segunda camada utilize papelão, isopor, plásticos ou carpete velho. Na terceira camada: geomanta. Para a quarta camada: substrato composto de terra preta e areia peneiradas. Quinta camada: placas de grama. Detalhe do dreno com argila expandida e flanges para drenagem.

Observe o esquema abaixo e veja como fica o posicionamento das camadas:

Atenção para implantação de Teto verde para casas com laje:

Para este caso específico, é necessário consultar um engenheiro para se certificar de que a estrutura da construção foi projetada para suportar a carga adicional. Pode-se utilizar as mesmas camadas descritas no esquema anterior, exceto a de tábuas de pinus ou compensado naval.

Quer aprender a construir ou reformar sua casa economizando milhares de reais e ainda utilizar técnicas ecológicas? Faça parte de nosso Curso Online de Casas Ecológicas. Clique aqui para saber mais.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
215,000SeguidoresSeguir
109,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados