25.5 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, 2 dezembro, 2021
spot_img

Conheça 5 técnicas de Bioconstrução

Construir com economia, baixo impacto ambiental e ainda unir isso à mais saúde e qualidade de vida. A BioConstrução vem se mostrando a cada dia mais necessária na hora de construir e ganha cada vez mais adeptos. Conheça 5 técnicas de Bioconstrução e se apaixone também por esse modelo super sustentável de construir.

Leia mais sobre O que é Bioconstrução clicando aqui.

A Bioconstrução não se limita apenas ao uso de materiais na edificação. Existem diversas técnicas de Bioconstrução, mas ela também pode englobar todo o processo de mobília e design ecológico da casa. Algumas técnicas combinam o design e a funcionalidade para fazer a mobília com a mesma técnica em que se constrói as paredes, como no caso do primeiro exemplo que citaremos abaixo.

1- SuperAdobe

Esta é uma técnica belíssima feita com terra ensacada. A massa é feita com terra e colocada dentro de sacos de ráfia que formam a estrutura da parede. Esta técnica tem alta capacidade estrutural, por isso pode ser uma parede autoportante, ou seja, pode receber o peso do telhado.

2- Taipa de Pilão

A taipa de pilão é uma técnica muito utilizada no mundo todo. É feita utilizando uma forma feita com tábuas presas ao pilares da construção. Essa forma então é preenchida com a massa a base de terra e pilada com um pilão até que fique compactada. Essa técnica é ancestral, mas está sendo muito utilizada em bioconstruções modernas, pois da um efeito rústico ás paredes como na imagem abaixo.

3- Tijolo Ecológicode solo-cimento

Para o tijolo de solo-cimento utiliza-se uma mistura de 10 partes de terra para 1 de cimento. Esse tipo de tijolo é feito utilizando uma máquina de compactação da massa na forma dos tijolos. Após isso, os tijolos devem passar pelo período de secagem e pode ser utilizado de maneira aparente, sem ser necessário reboco.

4- Cob

Essa técnica consiste numa massa feita da mistura de terra com palha seca. Sua aplicação é tem uma condição mais firme, portanto, após secar se torna uma estrutura muito resistente.

5- Pau a Pique

Técnica de construção com terra onde se usa a massa numa versão mais molhada, colocada sobre uma estrutura feita com bambu ou outros tipo de varas de madeira. Essa técnica é muito utilizada no norte e nordeste do Brasil.

Conheça os Cursos do Instituto Pindorama. Clique aqui para saber mais.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
217,000SeguidoresSeguir
119,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados