25.5 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, 2 dezembro, 2021
spot_img

Este bairro inspira sustentabilidade na cidade

Ecobairros podem ser a solução para muitos problemas urbanos atuais. Localizado em Amsterdam, este bairro inspira sustentabilidade na cidade e é uma área residencial única: flutuante, sustentável, circular e iniciada por um grupo de pessoas com um sonho em comum.

Continue lendo para se inspirar e descobrir como a vida no meio urbano pode ser mais sustentável e gerar impacto positivo.

Comunidade Inteligente Circular

Schoonschip é o nome deste bairro construído através de um modelo que abrange a sustentabilidade na cidade através de uma comunidade circular, que repensa como organizamos nossas cidades, tanto social quanto espacialmente.

Este modelo mostra maneiras de enfrentar as raízes sistêmicas das mudanças climáticas e criar uma comunidade conectada com fortes valores sociais.

Cada morador projetou sua própria casa junto com um arquiteto de sua escolha. O bairro tem um aspecto único com diversidade de materiais, estilos e tipos de construção com soluções descentralizadas e renováveis para sistemas de água, energia e resíduos.

Metade dos barcos são compartilhados por 2 famílias totalizando 46 residências aquáticas para mais de 100 residentes.

Uma vizinhança resiliente

Schoonschip não é sustentável apenas ecologicamente, mas também socialmente: os moradores trabalham juntos para realizar e melhorar sua área residencial e coordenar seus planos.

Por exemplo, eles concordaram em renunciar a seus carros pessoais e, em vez disso, compartilhar carros elétricos juntos.

Design apropriado

Na Permacultura, tratamos de design apropriado. Isso significa adequar as soluções às necessidades.

No caso do bairro Schoonship, viver sobre a água é uma ótima solução.

A habitação na água pode ter um impacto positivo se combinada com sistemas inteligentes de energia, água, saneamento como os implantados pela Schoonship.

Num modelo de pequena escala, Schoonship explora soluções inovadoras para alguns dos desafios globais que vêm com a mudança climática.

Essas inovações oferecem pontos de aprendizagem e podem ser traduzidas e adaptadas em diferentes contextos ambientais e geográficos.

Pois, este modelo repensa como as cidades são projetadas, onde e por quem.

Gostou? Clique aqui e aproveite para se inscrever no Instituto Pindorama para receber em primeira mão nossas promoções, aulas gratuitas e novidades.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
217,000SeguidoresSeguir
119,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados