Você sabia que é possível construir tendo um impacto ambiental positivo? A história da Bioconstrução iniciou em tempos ancestrais. Continue lendo e descubra O que é Bioconstrução e saiba todas as vantagens.
A Bioconstrução é um conceito que engloba diversas técnicas de construção vernacular.
As construções feitas utilizando esses conceitos, possuem as características do local no qual será implantada a obra, unindo a construção à história do local.
Esse tipo de construção pode ser econômica e simples de executar, podendo ser realizada em formato de mutirões entre a família e amigos, sendo indispensável um especialista construtor para garantir que tudo dará certo.
A Bioconstrução tem como característica principal a escolha de materiais naturais disponíveis no local da obra como terra, pedras, madeira, bambu. Isso diminui não só o gasto com compra de materiais que viriam de longe, mas também torna possível gerar um impacto positivo de pegada de carbono.
A Bioconstrução é feita utilizando tecnicas ancestrais de edificação. Atualmente, é fonte de pesquisa de diversos profissionais que disseminam técnicas mais atualizadas e moldadas para um contexto mais atual de casas modernas.
Descubra 4 Vantagens da Bioconstrução:
1- Redução de custos da obra
2- Valorização da cultura local e design apropriado
3- Construção mais Ecológica
4- Saúde e bem-estar
A Bioconstrução também pode ser a base para uma Arquitetura de cunho Social. Pois, consiste em técnicas de fácil aplicação, que produzem casas seguras, econômicas e ecológicas.
Leia mais sobre A importância de Casas Ecológicas e seus benefícios clicando aqui.
A Bioconstrução também é uma forma de Arquitetura Social. As comunidades que têm acesso a essa técnica podem criar moradias confortáveis e seguras sem depender totalmente de pessoas de fora ou de grandes investimentos.