15 e 16 de Setembro de 2018

Aborda criação do projeto, integrando fatores como orçamentos, técnicas construtivas, mão-de-obra, materiais, ferramentas disponíveis, adequado às necessidades e possibilidades dos clientes.

Uma introdução a arquitetura orgânica abordando assuntos relacionados a execução de projetos com técnicas de bioconstrução. Os participantes poderão ter um entendimento do início da criação do projeto, integrando fatores como orçamentos, técnicas construtivas, mão-de-obra, materiais, ferramentas disponíveis, adequado às necessidades e possibilidades dos clientes. Com a Arquiteta Irina Biletska e o Bioconstrutor Gonzalo Nadal, será uma possibilidade de conhecer essa conexão de processos de criação à obra, com espaço para esclarecimento de dúvidas.

 Arquitetura Orgânica 

-Introdução a metodologia de desenho

-Exercícios práticos criativos
-Visualização e Imaginação prática
-Modelagem com argila como ferramenta de desenho
-Percepção do local integrando lógica e sentidos
-Estudo das necessidades do humano em conexão ao espaço arquitetônico
-Assuntos práticos dos principais equipamentos e técnicas disponíveis para construção sustentável
-Gerenciamento de obra
-Como e quem contratar – construtores x bioconstrutores x aprendizes/voluntários
-Orçamentos
-Escolha das técnicas de acordo com mão-de-obra e materiais disponíveis
-Propriedades bioclimáticas a serem atingidas
-Uso de ferramentas, mecanização da obra e gerenciamento de tempo dentro da bioconstrução.

Rotina diária

Sábado 

08:00 Chegada dos alunos

09:00 Roda de Apresentações

12:30 Almoço Vegano

14:00 Aula Teórica/Prática

16:30 Lanche

17:00 Revisão do Dia

18:00 Horário Livre

19:00 Jantar

20:00 Palestra

22:00 Recolhimento e Apagar das Luzes

 

Domingo

06:30 Despertar

08:00 Desjejum

08:30 Aula Teórica/Prática

12:30 Almoço Vegano

14:00 Aula Teórica/Prática

16:30 Lanche e Encerramento do Curso

Irina Biletska

Natural da Ucrânia, em suas extensas viagens e pesquisas pelo mundo aprendeu e compartilhou sobre arquitetura orgânica, permacultura, bioconstrução e co-criação dos projetos. Desde a sua chegada no Brasil em 2011 reside em vila Piracanga no sul da Bahia e nessa região realizou mais de 20 projetos integrando várias técnicas de construção terra, bambu, telhado verde e sistemas de engenharia sustentáveis.
Trabalha com arquitetura orgânica e técnicas de bioconstrução desde 2005.

Se formou com métodos de arquitetura orgânica em Goetheanum (Basel, Swiça), seminários de “International Forum of man and Architecture” (IFMA, Alemania) e “International forum of applied intuition” (Berlin, Alemania), desenho participativo em Damanhur (Italia), bioarquitetura com Johan van Legen no Tibá (Brasil). Criou projetos no Brasil, Ucrânia, Turquia, México e Argentina.

As acomodações são em quartos coletivos e serão oferecidas diariamente, três refeições com alimentação vegetariana e vegana.As despesas de hospedagem e alimentação no Instituto já estão incluídas no custo. Aconselha-se trazer agasalhos pois a sensação térmica média (manhã e noite) é de 19º C no verão.

Gonzalo Nadal

Natural da Argentina, desde 2012 trabalha com bioconstrução. Em 2013 foi co- fundador da cooperativa de bioconstrução ECOHacer, Patagônia. www.ecohacer.com
Em EcoHacer por 5 anos trabalhou em equipe com o arquiteto Marco Aresta (Portugal) especializando-se nas técnicas de construção natural, tecnologias apropriadas e engenharia adequada para clima frio. Em seus empreendimentos conciliou e integrou a execução das obras com a formação de aprendizes em bioconstrução profissional. Através da experiência da cooperativa profissinoal EcoHacer pode enfrentar desafios do mercado trazendo soluções inovadoras e sustentáveis para a construção civil. Atualmente coordena equipe de bioconstrução da Arq. Irina Biletska no sul da Bahia integrando experiências do sul e do norte.

Política de Desistência e Devoluções
https://www.pindorama.org.br/politica-de-desistencia-e-devolucoes/

Ementa do Curso

Bioconstrução Presencial Detalhes 00:00:00

Avaliações do Curso

N.D.

classificações
  • 5 estrelas0
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0

Nenhuma avaliação foi encontrada para este curso.

Instituto Pindorama - Todos os direitos reservados
Share This