09 e 10 deNovembro de 2019

A agricultura sintrópica ou sistema agroflorestal (SAF) é uma forma de plantio que combina o conhecimento científico às práticas tradicionais, imitando o processo natural de sucessão ecológica, onde se planta alimentos e floresta. O sistema respeita o solo e sua microvida, as águas e a fauna.

Resumo

A agricultura sintrópica ou sistema agroflorestal (SAF) é uma forma de plantio que combina o conhecimento científico às práticas tradicionais, imitando o processo natural de sucessão ecológica, onde se planta alimentos e floresta. O sistema respeita o solo e sua microvida, as águas e a fauna.

Neste curso os participantes analisarão SAFs de áreas de baixada com 4,5 e 6 anos e diferentes produções, consórcios e espaçamentos. O manejo do SAF incluirá abertura de clareira com podas e organização da matéria orgânica do Eucalipto e outras árvores pioneiras, além do enriquecimento do SAF com espécies de clímax e sub-bosque. A organização será realizada da forma manual e com maquinário.

 

Ementa

– Principios dos Sistemas Agroflorestais, Sucessão e estratificação
– Reconhecimento e avaliação dos SAFs de diferentes idades, consórcios e espaçamentos.
– Manejo de SAF de 5 anos (podas de dossel e organização da matéria orgânica)
– Planejamento e escolha das especies para enriquecimento de SAFs já existentes
– Preparo do Solo e Plantio
– Uso de ferramentas
– manejo do eucalipto na agrofloresta
– uso de ferramentas: triturador, tratorito, motosserra

 

Facilitador: Diogo Jorge

Fez mestrado na Bélgica em fazendas de produção orgânica (atividade física adaptada) e trabalha com agrofloresta desde 2008. Por 3 anos e meio, trabalhou com a implantação de SAFs em grande escala, usando trator e outros maquinários, além de  beneficiar os alimentos colhidos (na Reserva do Ibitipoca, também conhecida como Fazenda do Engenho). Já implantou SAFs em diversas fazendas e biomas, com diferentes designs e diferentes modalidades de manejo. Desde 2011, participa do Fórum de Agroecologia de Rio Pomba (MG) como palestrante e ministrando oficinas. Em 2008 morou e estudou no IPEMA (Instituto de Permacultura da Mata Atlântica) e é designer de sustentabilidade pelo Gaia Education, curso da Rede Mundial de Ecovilas.

 

Observação: O curso se dará em dois locais: Sítio Mahara’s e Ecovila Saracura

 

LOCALIZAÇÃO DO SÍTIO MAHARA’S (em Santa Bárbara do Monte Verde (MG), próximo de Lima Duarte (MG)).

Como chegar: Pegar BR 040 sentido Belo Horizonte em direção ao Rio de Janeiro, após Juiz de Fora, pegar rodovia MG 353, na saída 802. Passar por Monte Verde até Santa Bárbara do Monte Verde (cerca de 60 km). Atravessar a cidade e seguir até a ponte onde começa a estrada de terra que vai sentido Sebastião do Monte Verde e Lima Duarte. Após cerca de 4 km haverá uma placa à direita indicando para o sítio Mahara’s, onde há um pequeno lago. Seguir até a porteira do sítio.

Também é possível vir pela BR 267. Na altura do km 169, entrar para a Cachoeira do Arco Íris, mantendo-se sempre à esquerda, pela estrada principal. Passar a entrada para a Cachoeira, e também o povoado de São Sebastião do Monte Verde. Seguir para Santa Bárbara do Monte Verde. Serão cerca de 24 km por estrada de terra até ver a placa do Sítio Mahara’s, à esquerda.

Localização e outras informações em: https://www.facebook.com/sitiomaharas/

 

SOBRE A ECOVILA SARACURA

 

A Ecovila Saracura está localizada em São Sebastião do Monte Verde (a 15km do Sítio Mahara’s). Existe desde 2011, sendo um espaço de bioconstrução, permacultura e agroecologia. O casal Diogo Jorge e Emilia Merlini veio de São Paulo, capital, em busca de um modo de vida mais harmônico com a natureza. Recebem na Ecovila pessoas do mundo todo que ajudam nos trabalhos e trocam experiências. Diogo dá consultoria de plantios agroflorestais e reflorestamento, Emilia está mais voltada para a educomunicação, a educação e a comunicação não-violenta.

 

Na internet:

Rotina Diária

Sábado

08:00 Chegada dos alunos

08:30 Roda de Apresentações

12:00 Almoço

13:00 continua a apresentação com planejamento das atividades

18:00 jantar e descanso

 

Domingo

08:00 Desjejum

08:30 Ida para a Ecovila Saracura

9:00 Apresentação da propriedade e plantio

10:00 Exemplos de manejo do SAF ( com e sem maquinário)

12:30 Almoço

13:00 construçao do mapa de área e continuaçao do manejo

16:00 Encerrramento

Sugestão na partida banho de Cachoeira no Arco Íris

As acomodações são bem simples, em quartos coletivos ou camping e serão oferecidas diariamente três refeições com alimentação vegetariana e vegana. As despesas de hospedagem e alimentação na estação semente já estão incluídas no custo.

Política de Desistência e Devoluções:
https://www.pindorama.org.br/politica-de-desistencia-e-devolucoes/

Ementa do Curso

Nenhum curriculum encontrado !

Avaliações do Curso

N.D.

classificações
  • 5 estrelas0
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0

Nenhuma avaliação foi encontrada para este curso.

Instituto Pindorama - Todos os direitos reservados
Share This