10 e 11 de fevereiro de 2018

A agrofloresta ou sistema agroflorestal (SAF) trabalha com a criação de um design de assentamento agrícola, de modo a promover uma maior eficiência ecológica e econômica, imitando o processo natural de sucessão ecológica.

Resumo

A agrofloresta ou sistema agroflorestal (SAF) trabalha com a criação de um design de assentamento agrícola, de modo a promover uma maior eficiência ecológica e econômica, imitando o processo natural de sucessão ecológica. Esse sistema promove a utilização consciente dos recursos naturais aliada a uma menor dependência de insumos externos. Os sistemas agroflorestais mesclam, na mesma área, plantas frutíferas, madeireiras, graníferas, ornamentais, medicinais e forrageiras; Assim, cada espécie é plantada no espaçamento ideal para o seu desenvolvimento, atendendo às necessidades de luz, nutrientes e espaço.

A biomassa depositada no solo pela poda frequente, queda de folhas e pelos resíduos das culturas aumenta a disponibilidade de nutrientes e protege o solo, permitindo um planejamento eficiente de colheitas desde o primeiro ano de implantação, de forma que o agricultor obtenha rendimentos provenientes de culturas anuais, hortaliças e frutíferas de ciclo curto, enquanto aguarda a maturação das espécies florestais e das frutíferas de ciclo mais longo.

Ementa

– Introdução à agricultura sintrópica: solo, adubação, consórcios, estratificação e manejo;

– Implementação de sistemas agroflorestais voltados para a produção de hortaliças, frutíferas e madeira;

– Técnicas de poda, manejo e uso de ferramentas.

Facilitador: Yuri Diniz
Agricultor Sintrópico | CARPE

Jovem agricultor discípulo do Ernst Götsch, que desenvolveu a agricultura sintrópica. Inspirado nas sabedorias passadas pelo seu mestre, Yuri produz alimentos criando florestas, é o Idealizador e sócio-fundador da empresa CARPE – Projetos Socioambientais e professor de Sustentabilidades da Escola Parque.

Rotina Diária

Sábado

08:00 Chegada dos alunos

09:00 Roda de Apresentações

12:30 Almoço Vegano

14:00 Aula Teórica/Prática

16:30 Lanche

17:00 Revisão do Dia

18:00 Horário Livre

19:00 Jantar

20:00 Palestra

22:00 Recolhimento e Apagar das Luzes

 

Domingo

06:30 Despertar

08:00 Desjejum

08:30 Aula Teórica/Prática

12:30 Almoço Vegano

4:00 Aula Teórica/Prática

16:30 Lanche e Encerramento do Curso

As acomodações são bem simples, em quartos coletivos ou camping e serão oferecidas diariamente três refeições com alimentação vegetariana e vegana. As despesas de hospedagem e alimentação na estação semente já estão incluídas no custo.

Política de Desistência e Devoluções:
https://www.pindorama.org.br/politica-de-desistencia-e-devolucoes/

Ementa do Curso

Nenhum curriculum encontrado !

Avaliações do Curso

N.D.

classificações
  • 5 estrelas0
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0

Nenhuma avaliação foi encontrada para este curso.

Instituto Pindorama - Todos os direitos reservados
Share This