21 e 22 de Março de 2020

Aprenda a cultivar alimentos de forma agroecológica e em espaços urbanos e a preparar deliciosas receitas para o dia-a-dia com alimentos da horta!

Venha percorrer conosco o circuito de um conhecimento que floresce numa riqueza de cores e sabores proporcionando saúde e vitalidade. Aprenda na prática os segredos do plantio, manejo e preparação de deliciosos pratos vegetarianos e sem glúten.

O curso “Da Horta para Mesa” objetiva integrar uma convivência com a terra e a gastronomia vegetariana, envolvendo os participantes no cuidado com a sua saúde através do cuidado com as plantas e com o preparo dos alimentos.

A proposta é fazer pratos criativos e saborosos com a biodiversidade da horta e de alimentos provenientes dos produtores locais. Serão elaboradas receitas que abrangem entradas, pratos principais, saladas, pães, bolos e tortas sem glúten além de sopas e molhos.

Esse curso é dedicado a todos que buscam uma alimentação saudável com produtos de origem conhecida e que contribuam para a conservação ambiental. O alimento é o mediador entre o nosso mundo interno e externo.

A horta é um convite para um contato direto com o alimento, sem intermediários.
O empenho e cuidado com a sua horta podem trazer muita vitalidade para as mudas incentivando o seu nível nutricional e energético.

O primeiro passo para se ter uma alimentação benéfica é ter alimentos saudáveis, e para isso é preciso equilibrar o ambiente e dedicar-se na escolha das sementes. A semente contém toda a informação básica da vida e o ambiente é quem cuida dela!

Através do contato sensorial com os sabores, perfumes, cores e formas os participantes poderão se inspirar na produção de receitas com sabores intuitivos.

Um convite a um final de semana de dedicação com a terra, os alimentos e o nosso bem-estar!

 

Ementa – Algumas técnicas abordadas somente de forma teórica:

Design e Agricultura Regenerativa
– Inteligência Ecossistêmica.
– Resiliência ecológica.
– Design e agroecossistemas baseados em padrões naturais.
Cultivo no Passo a Passo (prático)
– Ferramentas, equipamentos e segurança.
– Botânica e funções de plantas-chave.
– Ciclagem de Nutrientes e Fertilizantes naturais.
Arranjos agroflorestais e desenho de plantio.
– foco em regeneração do solo.
– foco em produção de subsistência.
– foco em produção de excedentes.

 

Facilitadores:

Nilson Dias

Permacultor, MBA em Gestão de Projetos pela FGV, teve algumas pequenas empresas na área de TI até que aos 25 anos concluiu sua carreira no “sistema” quando resignou a segurança de um emprego em uma multinacional para se dedicar ao seu sonho. Após uma viagem à Índia onde estudou com Vandana Shiva e Satish Kumar, voltou ao Brasil fez sua formação em Permacultura com João Rockett, fundando o Instituto Pindorama em um sítio de 48 hectares em Nova Friburgo – RJ. Desde então tem ajudado centenas de pessoas a transformar o mundo através da educação e pesquisa de práticas sustentáveis voltadas para reativação de sítios e terrenos baldios urbanos abandonados e no desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis através também de incubação e consultorias. Autor do livro “Permacultura para Organizações e Casas Ecológicas” .

Thaís Telles

Permacultora, Cientista Social formada pela UFRJ, graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela UFF, tem paixão pela culinária, tendo visitado mais de uma dezena de países possui grande habilidade e criatividade em produzir deliciosas receitas com ingredientes simples, sendo carinhosamente apelidada de “Maguaiver da cozinha” aqui no Instituto, foi também responsável por desenvolver o cardápio da Casa Pindorama, restaurante orgânico fomentado pelo Instituto no centro da cidade de Nova Friburgo.

Rotina diária

Sábado

8h — Desjejum e chegada dos participantes

9:00 — Roda de Abertura

9:30 — Aula teórica/prática

12h30 — Almoço vegetariano

14h30 — Aula teórica/prática

16h30 — Lanche

17h — Revisão do dia

18h — Horário livre

19h — Jantar

20h — Confraternização/exibição de filmes

22h — Recolhimento e apagar das Luzes (período de silêncio)

Domingo

07:30h — Yoga e Meditação

9:00 — Desjejum

9:30 — Aula teórica/prática

12h30 — Almoço vegetariano

14h30 — Aula teórica/prática

16h30 — Lanche e encerramento

As acomodações são em quartos coletivos e serão oferecidas diariamente, quatro refeições vegetarianas. As despesas de hospedagem e alimentação no Instituto já estão incluídas no custo. Aconselha-se trazer agasalhos pois a sensação térmica média (manhã e noite) é de 19º C no verão e 9º no Inverno.

Política de Desistência e Devoluções
https://www.pindorama.org.br/politica-de-desistencia-e-devolucoes/

Ementa do Curso

Nenhum curriculum encontrado !

Avaliações do Curso

N.D.

classificações
  • 5 estrelas0
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0

Nenhuma avaliação foi encontrada para este curso.

topo
Instituto Pindorama - Todos os direitos reservados
Share This