Simpósio Latino-americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade 2020 completo + Edições 2016 e 2017

Simpósio Latino-americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade 2020 completo + Acesso VIP aos palestrantes após as lives + Edições 2016 e 2017 com mais de 20 palestras bônus e workshops, incluindo:

Marcelo Rosembaum – Está à frente da Rosenbaum, escritório de design, arquitetura e inovação que gera valores a partir de ideias originais, inserindo a identidade cultural em tudo o que faz. Ministra cursos e palestras em eventos de design mundiais com um novo olhar sobre as possibilidades do design como ferramenta de transformação. Desenvolve a metodologia do Design Essencial, que se traduz na capacidade de olhar para uma cultura, descobrir, despertar e potencializar os seus valores e saberes essenciais através do design. Atua no projeto A Gente Transforma no Brasil profundo, usando o trabalho do design e da arquitetura como ferramenta para transformação.

Fernando Minto – Arquiteto, urbanista, construtor. Trabalha há anos com projetos e construções considerando, principalmente, a matéria, os processos de construção, a participação dos construtores, a natureza e o afeto. Formou-se arquiteto pela UNIMEP, Mestre em tecnologia pela FAU USP e doutor, também em tecnologia, pela FAU UFRJ. Foi associado da assessoria técnica USINA por 7 anos, membro das redes de pesquisa em construção com terra – TERRABRASIL e Proterra – Leciona na Faculdade de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula com ênfase em projeto, canteiro experimental e construção com terra

Tomaz Lotufo — Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000). Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAUUSP (2014). Permacultor (IPEC, 2002). Bioconstrutor. Professor da Pós-graduação “Arquitetura e Sustentabilidade” no Centro Universitário Belas Artes e da Graduação no curso de arquitetura da faculdade Galileu. Educador do curso Design para a Sustentabilidade “Gaia Education”. Participa do núcleo de Permacultura Sitio Beira Serra em Botucatu desde 2003 e em São Paulo do coletivo Permasampa. Atua como arquiteto no escritório colaborativo Sem Muros Arquitetura Integrada (www.semmuros.com), onde tem como foco Arquitetura de baixo impacto ambiental e projetos comunitários de impacto social positivo.

Carol Picin – Advogada com especialização em Gestão Ambiental (USP) e MBA em Gestão da Sustentabilidade Empresarial (FGV), atua há mais de 15 anos na administração de projetos com foco em reduzir impactos ambientais e fomentando a economia circular. Criou a Materioteca, um catálogo de materiais e tecnologias sustentáveis que serve como base para projetos de arquitetura e design. Atualmente é consultora e dirige a MateriaLAB, empresa que auxilia as marcas a desenvolverem projetos sustentáveis e a se comunicarem melhor com seus clientes, agregando valor de mercado e atuando em propósito educativo.

Leonardo Adler – Engenheiro ambiental (PUC-Rio), permacultor (Green Apprenticeship Kibbutz Lotan) e mestre em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (NIDES-UFRJ), se dedica desde 2013 ao desenvolvimento de projetos de saneamento ecológico para favelas e comunidades isoladas. Sócio fundador da Taboa Engenharia, membro da diretoria do Instituto Ambiente em Movimento e pesquisador do Soltec (UFRJ), atua com captação de recursos, mobilização de comunidades, desenvolvimento tecnológico e implementação dos projetos. Para compartilhar os aprendizados em tecnologias e mobilização, facilita aulas, cursos e oficinas de saneamento ecológico no Tibá, Ebiobambu, ENSP (Fiocruz), e em todo instituto, universidade ou comunidade que precise.

Fábio Miranda – Músico, pesquisador permacultor e inventor em energias renováveis e gestor de Projetos em Tecnologias Sustentáveis do Instituto Favela da Paz onde desenvolveu múltiplos sistemas de energias sustentáveis e funcionais através de processos de conscientização ambiental e propagação de estratégias para uma cultura de paz. Criou o projeto Periferia Sustentável que tem como foco a implementação de sistemas de Energias Renováveis e Funcionais em comunidades periféricas da cidade de São Paulo e em todo Brasil.

Lara Feitas – Arquiteta e Urbanista, Mestre em Gestão Urbana, Permacultora, co-fundadora do Programa Permanente Ecobairro, atual Instituto Ecobairro Brasil. Também é Conselheira Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – CADES da Prefeitura Regional Vila Mariana e da Lapa, tutora do Projeto Municipalities in Transition – MiT, multiplicadora dos ODS e facilitadora certificada do Gaia Education, atuando em programas presenciais e online.

Jörg Stamm — Construtor da Green School of Bali sendo hoje o principal mestre das estruturas de carga pesada em bambu. Originário da Alemanha, sendo um marceneiro de ponta, munido dos conhecimentos da carpintaria tradicional deixou sua terra natal e estabeleceu-se na América do Sul.

Jorge Belanko — Famoso autor do DVD didático “El barro, las manos, la casa” o qual se converteu em um guia popular da Construção Natural, começou a trabalhar no ofício da construção aos 12 anos acompanhando seu pai.

Prof. Dr. Valdely Knupp — Autor do livro “PANCs : Plantas Alimentícias Não-Convencionais”, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, trabalha no levantamento da riqueza de espécies com potencial alimentício

Yuri Diniz — Jovem agricultor discípulo do Ernst Götsch, que desenvolveu a agricultura sintrópica. Inspirado nas sabedorias passadas pelo seu mestre, Yuri produz alimentos criando florestas, é o Idealizador e sócio-fundador da empresa CARPE – Projetos Socioambientais e professor de Sustentabilidades da Escola Parque.

Flávia Burcatovsky — Arquiteta com experiência comunitária em arquitetura de interesse social.

Guilherme Castagna — Sócio-fundador da Fluxus Design Ecológico, integra sua formação acadêmica como engenheiro civil aos princípios de design ecológico na elaboração de projetos de sistemas inovadores de manejo integrado de água. Premiado por seus projetos no Brasil e no exterior, é co-fundador do Movimento Cisterna Já e da ONG Humanaterra.

Guido Löff — Arquiteto urbanista há 38 anos, foi professor da UFSC, trabalha com construção tradicional e sustentável , desenvolve o método de Taipa Líquida, uma evolução da taipa de pilão e da taipa mecanizada.

Antônio Santos — Agricultor familiar de base agroecológica, coordenador estadual da Rede Ecovida de Agroecologia para o Estado de Santa Catarina. Membro do Slow Food e integrante do Fórum Regional Sul de Economia Solidária de Tubarão.

Samuel Gabanyi — Mestre em Desenvolvimento Sustentável, coordenador do MUDA – SP (Movimento Urbano de Agroecologia)

Prof. Francisco Casanova — Professor da UFRJ com experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: química e físico-química de solos e assemelhados; aproveitamento de resíduos na construção civil; remediação ambiental, meio ambiente e estabilização de solos. Possui aperfeiçoamento na Escola Politécnica Federal de Zurique (ETH) – Área de Mecãnica dos Solos; Sub-área de Físico-Química e Estabilização de Solos.

Joana Pereira — Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Londres, representante local resposável pelas ações da Yunus Negócios Sociais no RJ.

Elena Aryas — Organizadora do movimento de Turismo Rural Comunitário da Costa Rica, sócia-fundadora da Câmara Nacional de Turismo Rural (CANTURURAL), responsável por experiências de Turismo Alternativo Rural na Costa Rica, Nicaragua e Panamá.

Luiz Carlos Rios — Engenheiro da Fundación Timagua (Cali-Colômbia) que desenvolveu o método construtivo “timagua” com bambu guádua e calfitice proporcionando uma durabilidade maior para construção com bambu em ambientes tropicais e possibilitando fazer telhados em formatos orgânicos com esterídias de bambu e calfitice.

Nilson Dias — MBA em Gestão de Projetos pela FGV, sócio-fundador do Instituto Pindorama. Permacultor com especialidade na área de Energias Alternativas. Professor do “Gaia Education” no Rio de Janeiro e da “Casa da Cidade” em São Paulo. Graduando em Arquitetura, dedica-se a promoção da sustentabilidade no Brasil através de programas educativos online e presenciais e da aceleração e incubação de projetos.

Mário Seixas — Designer industrial, diretor da empresa BAMBUTEC. Tem experiência na área do Desenho Industrial e da Arquitetura com ênfase no design de produtos ecológicos e em processos produtivos de baixo impacto ambiental. Especialista na implantação de arquiteturas temporárias de bambus e lonas têxteis para o mercado de eventos, empregando novos métodos construtivos.

 

Ementa do Curso

SILABAS 2016
Tomaz Lotufo Detalhes 00:00:00
Guido Loff Detalhes 00:00:00
Joana Pereira – Palestra + Workshop Detalhes 00:00:00
Elena Aryas Detalhes 00:00:00
Luiz Carlos Rios Detalhes 00:00:00
Antonio Santos Detalhes 00:00:00
Nilson Dias Detalhes 00:00:00
Yuri Diniz Detalhes 00:00:00
Valdely Knupp Detalhes 00:00:00
Flávia Burcatovsky Detalhes 00:00:00
Jorge Belanko Detalhes 00:00:00
Mario Seixas Detalhes 00:00:00
Jorg Stamm Detalhes 00:00:00
Guilherme Castagna Detalhes 00:00:00
Francisco Casa Nova Detalhes 00:00:00
Samuel Gabanyi Detalhes 00:00:00
Workshop Jorg Stamm Parte 1 Detalhes 00:00:00
Workshop Jorg Stamm Parte 2 Detalhes 00:00:00
Workshop Jorge Belanko parte 1 Detalhes 00:00:00
Workshop Jorge Belanko parte 2 Detalhes 00:00:00
Workshop Yuri Diniz Detalhes 00:00:00
Workshop Valdely Knupp Detalhes 00:00:00
Workshop Nilson Dias Detalhes 00:00:00
Workshop Elena Aryas Detalhes 00:00:00
SILABAS 2017
Tomaz Lotufo – 2017 Detalhes 00:00:00
Marina Pinto – 2017 Detalhes 00:00:00
Leonardo Adler – 2017 Detalhes 00:00:00
Marcelo Bueno – 2017 Detalhes 00:00:00
Normando Perazzo – 2017 Detalhes 00:00:00
Gernot Minke – 2017 Detalhes 00:00:00
Jorg Stamm – 2017 Detalhes 00:00:00
Johan van Legen – 2017 Detalhes 00:00:00
Yuri Diniz – 2017 Detalhes 00:00:00
Clarissa Tagushi – 2017 Detalhes 00:00:00
Debate SILABAS – 2017 Detalhes 00:00:00
Workshop com Gernot Minke – 2017 Detalhes 00:00:00
Workshop com Jorg Stamm – 2017 Detalhes 00:00:00
Workshop com Clarissa Tagushi – 2017 Detalhes 00:00:00
Workshop com Yuri Diniz – 2017 Detalhes 00:00:00
Mesa de Encerramento Detalhes 00:00:00
SILABAS 2020
Fernando Minto Detalhes 00:00:00
Carol Piccin Detalhes 00:00:00
Leonardo Adler Detalhes 00:00:00
Fábio Miranda Detalhes 00:00:00
Lara Freitas Detalhes 00:00:00
Tomaz Lotufo Detalhes 00:00:00
Marcelo Rosenbaum Detalhes 00:00:00

Avaliações do Curso

5

5
2 classificações
  • 5 estrelas2
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0
Instituto Pindorama - Todos os direitos reservados
Share This