23.5 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, 16 junho, 2021
spot_img

Conheça os benefícios do bambu para design de interiores

O Bambu tem mil e uma utilidades. Mas é na movelaria, no artesanato e na bioconstrução que nos encantamos com a arte em bambu.

O uso do bambu integra-se perfeitamente na categoria Design de Interiores tornando possível a produção de diversos itens para mobiliar e decorar a casa de uma maneira ecológica e sustentável.

Houve muita criatividade a partir dos primeiros designs de interiores. Na história do design de interiores há uma caminhada caracterizada por evoluções com vários destaques. Desde o início, as ideias brotaram a partir da funcionalidade e valor estético.

Logo mais, surgiram os empreendimentos tornando o mercado de design de interior competitivo. Porém, no design de interiores convencional, são determinadas diversas condutas impostas pela mídia e o marketing de extremo consumo, além de matéria prima que na grande maioria das vezes pertencem à um processo de produção insustentável.

Por isso, o bambu é uma ótima alternativa para decorar, mobiliar ou construir sua casa. Conheça os benefícios do bambu para design de interiores.

A minha experiência com bambu

A minha experiência começou a partir do desejo de ser diferente, de ser permacultural, de estar conectado com a natureza e com o bambu. Comecei conhecendo as espécies e suas finalidades. Fui generalista em relação ao bambu.
Não tive medo de pedir ajuda, a partir das ações em diversas áreas. O básico começou em 2016, quando participei do primeiro Sílabas em Nova Friburgo, RJ, onde tive contato com grandes bambuzeiros do planeta.

5 benefícios do bambu para design de interiores

1- Versatilidade: por ser extremamente versátil, com variados tamanhos e espessura, o bambu permite o feitio de diversos artigos desde pequenos como incensários, canecas, mobílias como sofás, camas e mesas, até a construção de casas e prédios;

2- Sustentabilidade: o bambu cresce rapidamente e é uma excelente planta para sequestro de carbono;

3- Economia: o bambu tem mais de 13 mil usos e movimenta cerca de US$ 60 bilhões no mundo;

4- Beleza: versátil, ecológico e ainda muito belo tanto para decoração como para mobília de sua casa.

5- Criatividade: por ser muito versátil o bambu permite que você use muita criatividade no momento da experimentação com o design de interiores.

Aprenda a construir móveis de alta qualidade e baixo custo com bambu e garantir uma renda extra para superar a crise.

Clique aqui e conheça o Curso de Movelaria com Bambu do Instituto Pindorama.

Vilmar Bagetti Morada do Bambuhttp://moradadobambuit.com.br
Vilmar Bagetti é professor aposentado da escola pública e das universidades: UERGS e UFSM. Hoje permacultor, escritor, e bambuzeiro. A busca pelo social foi uma constante e um aprendizado na sua caminhada. Em seu primeiro livro: Você já pensou em morar numa pequena comunidade? contou o interesse e as lutas por escolas, e escola pública. Nos diálogos com as alunas de Pedagogia em Bagé descobriu a permacultura. A partir daí iniciou várias interações e leituras que produziram o escopo de seu projeto, uma aliança da permacultura com o bambu em Itaara, RS. A Morada do Bambu é o seu espaço: vivências sustentáveis. Aconteceram rodas de conversas, e cursos de construção, movelaria e artesanatos, a produção de móveis para a casa e uma construção com bambu. Um livro foi produzido para contar as suas opções: Soluções para as crises: Sociedades Sustentáveis: Permacultura e Bambu. 2020 - Com a crise da Pandemia surgiu um novo livro: Salvar Vidas ou Economias? Junto com ele o planejamento de um projeto social da Morada do Bambu: Cuidar da vida e das economias colaborativas. Um projeto de Participação Social Emancipatória. A partir dele serão realizados cursos de bambu a estudantes e trabalhadores sociais.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
173,000SeguidoresSeguir
95,300InscritosInscrever
spot_img

Relacionados