25.7 C
Rio de Janeiro
domingo, 27 novembro, 2022
spot_img

Como Ecovilas podem mudar nosso modelo de sociedade?

Ecovilas são comunidades urbanas ou rurais criadas intencionalmente por pessoas que buscam um estilo de vida em comum e de baixo impacto ecológico. Portanto, Ecovilas podem mudar nosso modelo de sociedade.

As ecovilas podem mudar a maneira em que vivemos em sociedade, pois podem unir a comunidade e gerar benefícios que se estendem para além delas.

A grande missão do movimento de Ecovilas é explorar novas fronteiras para além do individualismo pregado em nossas sociedades atuais. Unindo e restaurando o poder de viver em comunidade uns com os outros e com a natureza.

A proposta das ecovilas surgiram como uma alternativa a modelos insustentáveis propagado em sociedade modernas. Para isso, são integrados conhecimentos ancestrais de vivência em comunidade e sustentabilidade para que as pessoas modernas aprendam a viver de forma sustentável.

Imagine: os moradores do bairro que você mora decidiram transforma-lo em uma ecovila. E agora, todas as pessoas vivem em comunidade, dando o melhor que podem para que esse projeto funcione. Não seria maravilhoso?

Leia também: O que a Permacultura tem de inovação?

Para isso, algumas práticas seriam implementadas, como:

Produção de alimento local e orgânica: poderiam ser feitas hortas comunitárias, onde cada família tivesse seu canteiro. No momento de colheita, todos os vizinhos poderiam se reunir para compartilhar os alimentos colhidos.

Utilização de energias renováveis: juntos por uma causa nobre. Imagine um bairro inteiro investindo e utilizando energia renovável

Valorização da diversidade cultural e espiritual: um dos conceitos da Permacultura é: valorize a diversidade. E isso deve incluir a diversidade de ideias que acompanham cada ser humano. É muito comum Ecovilas se desfazerem por brigas entre membros por questões ideológicas, políticas, religiosas… mas se o princípio da valorização da diversidade for levado em consideração, a ecovila terá capacidade maior de prosperar.

Rede de apoio familiar e social: uma comunidade unida para apoiar uns aos outros. Parece utópico se levarmos em consideração o modelo de sociedade individualista que vivemos. Porém, com planos bem estruturados e pessoas dispostas, é possível criar um rede de apoio para toda a comunidade.

Economia, valorização do comércio local: um fator muito importante para que a ecovila prospere economicamente. Isso pode incluir vendas de produtos artesanais, manuais, e também influenciar o cooperativismo através de feiras de trocas.

Enfim, esses são apenas um dos princípios que podem ser implementados em Ecovilas. É claro que existem diversos desafios que terão que ser enfrentados, e por incrível que pareça, a maioria desses desafios são entre relações.

De fato, o ser humano precisa aprender a ser menos egoísta, e se inspirar na natureza que age em cooperação.

Esse é o nosso desafio como humanidade neste momento. Aprender a viver em comum-unidade.

Você sabia que temos um Curso Online de Design de Ecovilas? Clique aqui e saiba mais. Venha aprender que é possível viver este sonho.

Nilson Dias
Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
217,000SeguidoresSeguir
144,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados