Ecovilas são comunidades urbanas ou rurais criadas intencionalmente por pessoas que buscam um estilo de vida em comum e de baixo impacto ecológico. Portanto, Ecovilas podem mudar nosso modelo de sociedade.
As ecovilas podem mudar a maneira em que vivemos em sociedade, pois podem unir a comunidade e gerar benefícios que se estendem para além delas.
A grande missão do movimento de Ecovilas é explorar novas fronteiras para além do individualismo pregado em nossas sociedades atuais. Unindo e restaurando o poder de viver em comunidade uns com os outros e com a natureza.
A proposta das ecovilas surgiram como uma alternativa a modelos insustentáveis propagado em sociedade modernas. Para isso, são integrados conhecimentos ancestrais de vivência em comunidade e sustentabilidade para que as pessoas modernas aprendam a viver de forma sustentável.
Imagine: os moradores do bairro que você mora decidiram transforma-lo em uma ecovila. E agora, todas as pessoas vivem em comunidade, dando o melhor que podem para que esse projeto funcione. Não seria maravilhoso?
Leia também: O que a Permacultura tem de inovação?
Para isso, algumas práticas seriam implementadas, como:
Produção de alimento local e orgânica: poderiam ser feitas hortas comunitárias, onde cada família tivesse seu canteiro. No momento de colheita, todos os vizinhos poderiam se reunir para compartilhar os alimentos colhidos.
Utilização de energias renováveis: juntos por uma causa nobre. Imagine um bairro inteiro investindo e utilizando energia renovável
Valorização da diversidade cultural e espiritual: um dos conceitos da Permacultura é: valorize a diversidade. E isso deve incluir a diversidade de ideias que acompanham cada ser humano. É muito comum Ecovilas se desfazerem por brigas entre membros por questões ideológicas, políticas, religiosas… mas se o princípio da valorização da diversidade for levado em consideração, a ecovila terá capacidade maior de prosperar.
Rede de apoio familiar e social: uma comunidade unida para apoiar uns aos outros. Parece utópico se levarmos em consideração o modelo de sociedade individualista que vivemos. Porém, com planos bem estruturados e pessoas dispostas, é possível criar um rede de apoio para toda a comunidade.
Economia, valorização do comércio local: um fator muito importante para que a ecovila prospere economicamente. Isso pode incluir vendas de produtos artesanais, manuais, e também influenciar o cooperativismo através de feiras de trocas.
Enfim, esses são apenas um dos princípios que podem ser implementados em Ecovilas. É claro que existem diversos desafios que terão que ser enfrentados, e por incrível que pareça, a maioria desses desafios são entre relações.
De fato, o ser humano precisa aprender a ser menos egoísta, e se inspirar na natureza que age em cooperação.
Esse é o nosso desafio como humanidade neste momento. Aprender a viver em comum-unidade.