Está pensando em fazer a transição para a área rural? Saiba como identificar aptidão para empreender no campo.
Muitas pessoas desejam fazer a transição para o campo, para viver na área rural e mais próximo da natureza. E muitos também se frustram ao perceber que viver no campo pode ser desafiador.
Portanto, se você está fazendo a transição para uma nova vida, fique atento para não cair em ciladas e acabar trabalhando ou investindo em algo que não lhe dá prazer.
É fato que viver no campo traz muita alegria. Mas isso não é só um mar de rosas. Na área rural também existem alguns desafios. Mas que no fim, acabam compensando pela qualidade de vida e alegria de estar conectado com a natureza.
Planejamento eficaz
Para evitar desafios maiores que causem grandes transtornos, prejuízo e até falência é muito importante identificar o modelo de negócio ideal para você exercer nesse local.
Por exemplo, uma pessoa sem paciência com crianças não seria indicada para trabalhar com visitas ecopedagógicas. Portanto, reconhecer suas paixões é muito importante para empreender.
Cada modelo de negócio exige habilidades natas ou que devem ser desenvolvidas.
Quem gosta de trabalhar com o corpo pode se beneficiar dos modelos de produção de
alimentos.
Como diz um amigo produtor rural, “roça não tem calendário. Não existe domingo ou terça. Existe pulgão, chuva, umidade e a necessidade de agir na hora certa”.
É, sem dúvidas, um trabalho que necessita de muito comprometimento.
3 dicas para avaliar sua aptidão de empreender no campo:
1- Tem que gostar de estar em contato com essa realidade: se você não possui as habilidades compatíveis com as aptidões da sua terra, é preciso ser bem criterioso ao montar a equipe de apoio. Colaboradores que faltam ou não desempenham bem suas obrigações deixarão lacunas que você terá que preencher, mesmo sem saber como.
2- Conheça suas habilidades: saber do que você gosta e como você gostaria de viver seu dia-a-dia é essencial. Por exemplo: quem é comunicativo e sabe lidar com público pode se aventurar por modelos que exigem essas habilidades, como ecohostel, visitas ecopegógicas e estação de permacultura.
3- Tenha amor pelo que você faz: nada como o sentimento de estar satisfeito fazendo o que se gosta para conseguir atingir seus objetivos. Se você não sente prazer em trabalhar com algo, é praticamente impossível colher o sucesso de seu trabalho.