17.5 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, 28 julho, 2021
spot_img

Como identificar aptidão para empreender no campo

Está pensando em fazer a transição para a área rural? Saiba como identificar aptidão para empreender no campo.

Muitas pessoas desejam fazer a transição para o campo, para viver na área rural e mais próximo da natureza. E muitos também se frustram ao perceber que viver no campo pode ser desafiador.

Portanto, se você está fazendo a transição para uma nova vida, fique atento para não cair em ciladas e acabar trabalhando ou investindo em algo que não lhe dá prazer.

É fato que viver no campo traz muita alegria. Mas isso não é só um mar de rosas. Na área rural também existem alguns desafios. Mas que no fim, acabam compensando pela qualidade de vida e alegria de estar conectado com a natureza.

Planejamento eficaz

Para evitar desafios maiores que causem grandes transtornos, prejuízo e até falência é muito importante identificar o modelo de negócio ideal para você exercer nesse local.

Por exemplo, uma pessoa sem paciência com crianças não seria indicada para trabalhar com visitas ecopedagógicas. Portanto, reconhecer suas paixões é muito importante para empreender.

Cada modelo de negócio exige habilidades natas ou que devem ser desenvolvidas.

Quem gosta de trabalhar com o corpo pode se beneficiar dos modelos de produção de
alimentos.

Como diz um amigo produtor rural, “roça não tem calendário. Não existe domingo ou terça. Existe pulgão, chuva, umidade e a necessidade de agir na hora certa”.

É, sem dúvidas, um trabalho que necessita de muito comprometimento.

3 dicas para avaliar sua aptidão de empreender no campo:

1- Tem que gostar de estar em contato com essa realidade: se você não possui as habilidades compatíveis com as aptidões da sua terra, é preciso ser bem criterioso ao montar a equipe de apoio. Colaboradores que faltam ou não desempenham bem suas obrigações deixarão lacunas que você terá que preencher, mesmo sem saber como.

2- Conheça suas habilidades: saber do que você gosta e como você gostaria de viver seu dia-a-dia é essencial. Por exemplo: quem é comunicativo e sabe lidar com público pode se aventurar por modelos que exigem essas habilidades, como ecohostel, visitas ecopegógicas e estação de permacultura.

3- Tenha amor pelo que você faz: nada como o sentimento de estar satisfeito fazendo o que se gosta para conseguir atingir seus objetivos. Se você não sente prazer em trabalhar com algo, é praticamente impossível colher o sucesso de seu trabalho.

Transforme sua vida e o planeta com os cursos do Instituto Pindorama. Clique aqui e conheça nossos Cursos Online.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
215,000SeguidoresSeguir
102,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados