21 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, 17 setembro, 2021
spot_img

Dicas para seu sítio não virar um ralo de dinheiro

Com o sonho de fazer a transição da cidade para o campo, muitas pessoas pensam que para realizar isto basta apenas mudar de endereço.

Porém, a transição demanda planejamento bem estruturado. Por isso preparamos dicas para o sítio não virar um ralo de dinheiro, para que você não desperdice recursos que são tão preciosos!

O sonho pode se tornar um pesadelo, portanto, nada mais adequado que um bom planejamento e um projeto que funcione para sua realidade.

Viver no campo pode se tornar um empreendimento: saiba como

Confira abaixo dicas para seu sítio não virar um ralo de dinheiro:

1- Soluções pequenas e lentas

este é um princípio da Permacultura muito valioso. Portanto, primeiro Planete, Reflita, Espere, e só depois aja. Seguindo essa primeira dica, temos certeza que ela evitará que você tome prejuízos que diversas pessoas já tomaram ao se mudarem para um sítio, ou até mesmo em qualquer outra transição de vida.

2- Planejamento prévio

Faça croquis das benfeitorias e plantios. Um bom planejamento e estudo de Leitura de Paisagem garante que você não erre no Design e se arrependa de implantar algo no lugar errado.

3- Estabeleça prioridades

Coloque em ordem de prioridade as etapas de seu projeto. Cuidado para não abrir muitas frentes de uma só vez e acabar ficando sem fôlego (recursos).

4- Reserve

Tente construir um fundo reserva com o equivalente a seis meses e gastos e mantenha guardado.

5- Cuidado com aventureiros

Muitas pessoas darão mil ideias para seu espaço, e se caso você embarque no sonho alheio, você terá que dar conta sozinho. Pois, na maioria das vezes essas pessoas podem te deixar na mão quando você precisa.

6- Escolha bem o empreendimento

criação de animais por exemplo, podem representar um custo elevado com cuidadores, ração e logística.

7- Pense muito

Tome muito cuidado antes de pedir um empréstimo. Nunca pegue um empréstimo sem antes seguir a primeira dica desse post! Tente outras vias de arrecadar recursos, como financiamento coletivo ou editais. Evite ao máximo pegar empréstimo em bancos, e só faça isso se seu modelo de negócio estiver muito bem planejado e validado e você tiver certeza que conseguirá arcar com as despesas.

8- Estude

Busque apoio técnico de pessoas experientes em seus empreendimentos. Estude, pesquise e procure por pessoas que possam auxiliá-lo no projeto e tomadas de decisão.

Abrimos poucas vagas do Curso de Gestão de Empreendimentos Sustentáveis anualmente, portanto, fique atento ao lançamento do curso para que você não perca a oportunidade de se aprofundar em seus estudos e aumentar suas chances de sucesso.

Clique aqui e conheça nosso Curso de Gestão de Empreendimentos Sustentáveis.


Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
215,000SeguidoresSeguir
109,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados