19.5 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, 17 junho, 2021
spot_img

Empresas B – um modelo para avaliar o impacto socioambiental de sua empresa

Tudo o que consumimos, gera um impacto. Por isso, empresas precisam garantir sustentabilidade para quem quer consumir de forma consciente. Entenda o que são as Empresas B.

Outro dia, um seguidor do Instituto Pindorama do Instagram, enviou uma pergunta bastante pertinente: “Por que as empresas não adotam medidas para não destruir o meio ambiente?”

E a nossa resposta foi: “A maioria delas não quer comprometer suas margens de lucro, mesmo já sendo bilionárias.”

Esse questionamento, pode nos levar a dois lugares: o de comodismo, aceitando a degradação ambiental causada por empresas multimilionárias das quais consumimos; ou à revolução, repensando e criando novas estratégias para transformar a economia, o consumo, a produção e a maneira de empreender.

Saiba de quem você está consumindo

O consumo é o grande vilão dos novos tempos. Tudo o que consumimos, gera um impacto, por menor que seja. Então, como consumidores num mundo globalizado, devemos fazer algo para que esse impacto seja o mais positivo possível.

A ação de consumir de empresas que degradam o meio ambiente, a essa altura, já deveria ser ultrapassada. Porém, o movimento ainda é lento.

Mas, apesar de lento, cada dia mais e mais pessoas estão tomando consciência ecológica, e tomando conhecimento do impacto do que consomem para o mundo e para a economia.

Novos meios de consumir e empreender

Como o empreendedorismo está diretamente ligado ao que o cliente consome, estão surgindo novas ideias para avaliar o impacto das empresas para que o cliente saiba o tipo de empresa da qual está consumindo.

O Movimento B, foi criado em 2006 nos EUA e vem ganhando força desde então. Segundo seus próprios co-diretores do Brasil, este movimento “está redefinindo o significado de sucesso numa cultura ensimesmada, impregnada pelo consumismo, futilidade e luta por poder.”

O movimento de Empresas B, considera que uma mudança histórica da cultura econômica está em andamento.

Portanto, o objetivo do Movimento B, é acelerar essa mudança trabalhando por um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo, tanto para as pessoas quando para o planeta.

O que é uma Empresa B, e como funciona

As empresas B são um novo tipo de negócio que busca equilibrar propósito e lucro.

Através da consideração do impacto das decisões da empresa ao meio ambiente, clientes, trabalhadores, fornecedores e a comunidade como um todo.

Através de uma ferramenta online e gratuita, as empresas se comprometem com a Avaliação de Impacto B, e cumprimento das cláusulas de compromisso social e ambiental registrando uma análise detalhada de como sua empresa interage com seus funcionários, clientes, comunidade e meio ambiente.

A partir daí, a certificação é definida com base no tamanho, setor e indústria de operação da empresa que garante melhorias constantes para assegurar que as demandas da sociedade e do planeta sejam atendidas.

Instituto Pindorama: Transforme sua vida e o planeta com nossos cursos. Clique aqui para saber mais.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
173,000SeguidoresSeguir
95,300InscritosInscrever
spot_img

Relacionados