16.7 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, 30 julho, 2021
spot_img

O que são empreendimentos sustentáveis?

Se ouve tanto de sustentabilidade por aí, que as vezes ficamos confusos com o que de fato seja este termo e os aspectos que ele engloba. Você sabe o que são empreendimentos sustentáveis?

No Instituto Pindorama, chamamos de empreendimentos sustentáveis a soma de um
ou mais modelos de negócio alinhados à ética e à metodologia de design da Permacultura.

Portanto, todos os modelos de negócios que sugerimos estão alinhados com os princípios da Permacultura e trabalham o cuidado com as pessoas e com o planeta, de forma a partilhar os excedentes – princípios básicos para um crescimento sustentável.

Esforços para criar empreendimentos sustentáveis

Muitas startups inovadoras também estão adotando esses ideais, mas deve-se cuidar
para que a falta de um olhar cuidadoso não torne o empreendimento apenas mais do
mesmo.

A Uber, por exemplo, revolucionou a mobilidade urbana, porém já foi alvo de
processos pelo descaso com os motoristas.

Mesmo que eles contribuam para a queda de emissões de CO2 na atmosfera – e deve haver algum estudo sobre isso –, falta um equilíbrio para manter o negócio rodando com respeito à natureza e aos colaboradores.

Portanto, é necessário que um empreendimento seja o melhor para o mundo, e não o melhor do mundo.

Com essa perspectiva, pode ser abordada em seu negócio modelos de transparência, cuidados com os trabalhadores, cuidado com os clientes, rede de comunidade de fornecedores, e também cuidado com o meio ambiente.

Clique aqui e descubra como ter um empreendimento sustentável

Sem que nenhuma dessas esferas fiquem de fora do seu modelo de negócios. E agora, para ativar seu empreendimento, basta apenas usar a inovação e criatividade para criar um empreendimento sustentável.

Gostaria de aprofundar seus estudos com o Instituto Pindorama? Clique aqui e conheça nossos cursos online e aprenda sem ter que sair de casa.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
215,000SeguidoresSeguir
102,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados