29.8 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, 15 outubro, 2021
spot_img

7 estratégias para fazer a transição da cidade para o campo

A pandemia do Covid-19 enfrentada pela humanidade nos últimos tempos, nos mostrou que estamos num momento propício para transformar muitos aspectos de nossa vida. Não é atoa que no último ano, muitas pessoas começaram a buscar pelo Instituto Pindorama para aprender a fazer a transição para uma vida mais ecológica e sustentável. Nesse post, separamos 7 estratégias para você que deseja fazer a transição da cidade para o campo.

Por que fazer a transição?

Muitas pessoas estão cansadas do estilo de vida nas cidades. Uma vida mais tranquila, num local com espaço para cultivar seu alimento, ingerir água de qualidade, empreender de maneira sustentável em seu sítio são grandes benefícios e tendências.

Portanto, a procura por uma vida no campo está aumentando a cada dia. Pois, há grandes benefícios na qualidade de vida estando mais integrado à natureza.

O êxodo urbano já é realidade para muitas pessoas. É uma tendência que cresce a cada dia, mas, é preciso se preparar.

Como fazer a transição?

transição da cidade para o campo permacultura sustentabilidade

1- Pesquise

Primeiramente, você deve pesquisar sobre o local que você fará essa transição. Utilize das ferramentas como internet, google maps, redes sociais para pesquisar o local que você deseja fazer a transição. Sinta, sonhe, visualize como você gostaria que fosse sua vida no campo. Pesquise por locais onde você gostaria de se estabelecer, levando em consideração seus gostos e preferências por clima, localização. Se você não tem terra, escolha pra onde quer ir e comece uma pesquisa sobre o local. Se você já tem um sítio de familiares ou amigos, faça visitas a esses locais e perceba como você se sente.

2 – Conecte-se com pessoas

Depois de pesquisar o local no qual você gostaria de estar, conecte-se com as pessoas que habitam esse lugar. Consiga o maior numero possível de informações e dados sobre a cultura, economia e população do lugar. Assim você poderá ter condições de traçar uma boa estratégia para seu projeto de vida, e, principalmente sem se sentir sozinho durante e depois da transição.

3 – Conheça

Antes de mais nada, conheça ao máximo a região que você gostaria de estar. Faça anotações de todas suas percepções. E o mais importante: não haja com pressa, principalmente se estiver considerando a compra de um local.

4 – Reúna informações

Com todos as anotações feitas, você formará um banco de dados que irá reunir as principais informações do seu novo estilo de vida. reunir essas informações é muito importante no momento da tomada de decisão.

5 – Estude possibilidades

Estude todas as possibilidades disponíveis antes da tomada de decisão. Isso inclui pensar em suas preferências, pensar em como irá exercer seu trabalho ou obter rendimentos. Muitas pessoas se decepcionam ao irem morar em sítios ao se depararem com os primeiros desafios. Mas lembre-se: para a Permacultura, todos os desafios são oportunidades. Portanto, com cautela e estudo você conseguirá traçar muito bem um plano para sua transição da cidade para o campo, sem a chance de se arrepender.

6 – Tome decisões

Depois de reunir todas as informações, é momento da tomada de decisão. É importante que seu plano já esteja traçado neste momento para evitar arrependimentos futuros. Pratique o desapego com o estilo de vida urbano.

transição da cidade para o campo permacultura sustentabilidade

7 – Capacite-se

Desenvolva habilidades para seu novo modo de viver. Aprenda habilidades que gerem autonomia no momento da transição. Invista em educação, cursos, vivências e aprendizados que irão fortalecer sua transição da cidade para o campo.

O Instituto Pindorama oferece diversos Cursos que irão te capacitar na transição da cidade para o campo. Além de aprender a desenvolver estratégias para gerar renda e se manter com qualidade de vida no seu sítio.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
215,000SeguidoresSeguir
116,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados