Farm.Lab: Permacultura 2.0

Programa com 30 dias  de duração

Hospedagem, alimentação, tutoria e mentoria inclusos

Participe da manutenção e ampliação de um sistema permacultural

Acompanhamento semanal com nossa equipe para auxiliar no desenvolvimento do seu empreendimento ou transição

Certificado do Instituto Pindorama

Proposta pedagógica do Farm.Lab

Programa de especialização e imersão em permacultura e modelagem de empreendimentos sustentáveis: Farm.Lab

O Farm.Lab é um programa que visa a inovação e a criatividade. Em formato Imersivo é desenhado e direcionado para pessoas que já tenham alguma formação, estudo e pesquisa teórica na área de permacultura e design sustentável e que desejem aprofundar sua experiência e vivência prática na implementação de um sistema permacultural em área rural e na modelagem de negócios e prototipagem de produtos baseados nos princípios de ecodesign.

O programa é uma oportunidade para que pessoas que desejam viver de maneira ecológica e auto suficiente, possam experienciar os desafios diários da cocriação com a natureza, do fazer coletivo e da autogestão sustentável.
A proposta é utilizar as instalações e espaços do Instituto pindorama, como Laboratório de criação e prova de soluções voltadas para a permacultura e suas áreas afins.
Farm.Lab. é um programa inspirado no modelo Fab.Lab do MIT no entanto voltado para o fazer rural, para os empreendimentos sustentáveis e a vida integrada e em favor do meio ambiente.
Farm.Lab é a junção de vários conceitos em um só: Cultura “Maker”, incubação, startup, auto suficiência, permacultura, hackeamento, inovação, criatividade, etc.

Metodologia:

A proposta Pedagógica está pautada na flor da permacultura, onde cada uma das sete pétalas é um campo de conhecimento e experimentação para a realização das atividades do Farm Lab.
Cada Pétala será orientada por um profissional com ampla experiência habilidade e conhecimento da área.
Este Profissional orientador transmitirá em encontro semanal informações e conhecimentos para a execução das tarefas diárias relacionadas a implementação e manutenção do sistema onde os participantes estarão imersos, bem como na capacitação para a realização dos projetos pessoais de cada um durante a permanência no programa.

Os participantes contarão ainda com um facilitador que acompanhará diariamente o grupo na execução de suas tarefas, no aconselhamento e na mediação da execução do programa no dia a dia.

Ao final do programa, cada aluno terá concluído seu canvas pessoal para aplicação de seu projeto, ao mesmo tempo que através da imersão em atividades para manutenção de um sistema, obtém uma certificação avançada em Permacultura.

Duração Total: 1 mês
Dedicação diária: 5 horas
Carga Horária semanal: 25 horas
Dois dias Livres para descanso e atividades pessoais
Incluso: Hospedagem, alimentação, tutoria e mentoria.
Número de Alunos por grupo: 6 a 10
Data da Imersão: Fevereiro de 2019