Home Fóruns Fórum Geral Dúvida sobre energia fotovoltaica e geladeira

Dúvida sobre energia fotovoltaica e geladeira

Este tópico contém respostas, possui 4 vozes e foi atualizado pela última vez por  Nilson Vasconcellos da Silveira Dias 2 anos atrás.

Voltar para o curso
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1409

    Bernardo Marquez
    Participante

    Olá pessoal, tudo bem?
    Gostaria de saber como vocês lidam com a geladeira e a máquina de lavar em sistemas de energia fotovoltáica.
    Se é necessário apenas fazer o dimensionamento das placas corretamente de acordo com a especificações desses aparelhos ou se há alguma dica de economia ou esquema para não desgastar demais o sistema.
    Grato

    #1411

    Yuri Möllerstrand
    Participante

    Bom dia Bernardo! 

    Motores, em geral, possuem alto consumo, o que onera bastante o projeto para atende-los plenamente. Uma geladeira pequena até vai num sistema pequeno (entrega de até 500w/h… Mas para a maquina de lavar, você precisará de mais placas ( ou mais sol ) e mais baterias, além de um controlador de carga de maior potencia. Se a maquina de lavar for também secadora, o custo fica ainda mais alto. Geralmente não compensa, a não ser que custo não seja um empecilho e você queira total independencia da concessionária.

    No fim, até onde sei, não tem muito segredo e dicas de economia: para ligar aparelhos que funcionam com motores grandes ( > 1/4cv) você irá gastar bastante no seu sistema fotovoltaico.

    Se algum outro colega tiver um experiencia diferente, seria legal saber.

    Abçs!

    Yuri Möllerstrand

    #1412

    Yuri Möllerstrand
    Participante

    Continuando…

    Para dimensionar o sistema, basta fazer a soma da potencia de todos os pontos consumidores ligados a ele.  Para evitar avarias, o regulador de tensão/controlador de carga deve ter capacidade de entregar todo o consumo do seu sistema + uma margem de 15%. O sistema não sofrerá maiores gastos do que o mesmo causado por lampadas e aparelhos de baixa potencia. No caso da geladeira, quanto menos abrir a porta, menos vezes o compressor será ativado.

    PS: motores costumam causar “interferencias” na rede, também chamadas de distorções harmonicas. Se o regulador de carga possuir um filtro para este fim, melhor.

    #1414

    Hernan Iannello
    Participante

    Deixo um site interesante de um espaço na australia: https://mtbest.net

    no site é explicado como a maior ineficiencia nas geladeiras vem da perda de frio quando a porta se abre. Ele fez uma geladeira de um freezer antigo, ou seja com a porta encima, e tem um consumo de energia extremamente baixo, 0.1 kWh por dia

    veja a parte “Chest Fridge”. ele disponibiliza um artigo explicando o sistema inteiro e os componentes para montar ele

    #1419

    Olá pessoal, tudo bem?

    Máquina de lavar e geladeira tem motores, no “start” do motor o pico é de 8 vezes a potência nominal do equipamento, por exemplo, uma geladeira em média tem potência de 250W logo o inversor deve suportar 8 X 250w na potência de pico (surge or peak). Um inversor de 500W com pico de 2.000W seria o ideal para 1 geladeira.

    No Instituto nós optamos por usar inversores analógicos fabricados no Brasil pois assim a reposição de peças é mais fácil e também por serem mais baratos, podemos comprar inversores maiores. Compramos um de 10.000W para segurar toda demanda do Instituto.

    Abraços!

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.

Instituto Pindorama - Todos os direitos reservados