23.1 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, 8 agosto, 2022
spot_img

4 vantagens de construir com terra

A construção com terra é mundialmente conhecida, e é um dos materiais de construção mais antigos e abundantes utilizados para construir. São diversas as culturas espalhadas pelo globo que fazem uso de técnicas de construção com terra. Então, aprenda mais sobre as vantagens de construir com terra.

Leia aqui: como descobrir o solo ideal para construção.

Algumas técnicas são super conhecidas como por exemplo a construção com pau a pique, adobe, hiperadobe e taipa de pilão. A boa notícia, é que essas técnicas voltaram com força total atualmente na área da Bioconstrução. Tornando possível construir casas incríveis com estilos modernos utilizando essas técnicas.

Descubra agora as vantagens de construir com terra

Apesar das vantagens serem muitas e muito significantes, a maioria das pessoas ainda não entendem que pode ser muito mais vantajoso construir com terra.

A terra crua é um elemento natural, portanto, é compatível com ideias de redução de impactos causados na construção civil.

1- Construção saudável: as construções convencionais são tóxicas, pois utilizam materiais e substâncias voláteis como verniz, tintas industrializadas, compostos com tricloroetileno e formaldeídos ficam circulando pelo interior dessas edificações. Uma construção feita com terra é saudável pois a terra não é poluente e permite com que a construção “respire” sem emanar resíduos tóxicos.

2- Conforto térmico e acústico: a terra naturalmente regula a umidade da edificação e traz um excelente conforto térmico e acústico devido suas propriedades naturais. Isso gera uma enorme vantagem econômica a curto e a longo prazo.

3- Autoconstrução: construções com terra podem ser facilmente construídas por não necessitarem de maquinários. Sendo possível construir em formas de mutirão, construir com as próprias mãos unindo toda a família e amigos. Para projetos maiores, é possível utilizar mão de obra qualificada para acelerar o processo.

4- Material abundante de baixo custo: a terra é muito fácil de ser encontrada na maioria das ocasiões. Além disso, é um material abundante e isso o torna um material de baixo custo. A terra crua pode ser utilizada e reciclada inúmeras vezes, portanto, nunca prejudica o meio ambiente ao se tornar um resíduo.

Casas ecológicas são o futuro! Já pensou em construir de forma mais ecológica? Saiba como clicando aqui.

Nilson Dias
Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
217,000SeguidoresSeguir
142,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados