25.5 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, 2 dezembro, 2021
spot_img

8 Dicas que você não pode ignorar antes de comprar o sítio de seus sonhos

Comprar um sítio e fazer a transição para uma vida no campo é o sonho de muitas pessoas que estão em busca de fazer o êxodo urbano e deixar a correria das grandes cidades.

A pandemia do Covid-19 escancarou as diversas fraquezas da cidade, e desde então, o Instituto Pindorama vem sendo muito procurado por quem busca fazer a transição de vida para a área rural.

Então, saiba como tomar as melhores decisões na hora de comprar um sítio.

Você já deve ter lido sobre os neorurais nesse post aqui.

Então, já sabe dos diversos benefícios de fazer a transição para um sítio e descobrir uma nova vida morando na área rural.

Algumas pessoas estão voltando para terrenos de família, outras, estão a procura por locais onde podem começar a viver este sonho.

Se você não sabe por onde começar e está buscando por comprar um sítio ou terreno na área rural, acompanhe esse post com 8 Dicas que você não pode ignorar antes de comprar um sítio:

1- Acesso: uma das coisas mais importantes para garantir que você possa planejar bem sua transição. Pois o acesso para chegar ao terreno, e para se locomover dentro dele pode se tornar caro de diversas maneiras, entre elas o custo de instalações, manutenção do acesso, manutenção do veículo. Um acesso bem planejado adiciona eficiência ao sistema de permacultura. No acesso também deve ser considerado a distância da cidade mais próxima se você tiver algum plano de exercer um negócio sustentável.

2- Água: essencial garantir que seu terreno tenha água de qualidade. Num design permacultural, captamos água de diversas fontes, e não somente de nascentes ou rios. É aproveitar a inclinação do terreno para fazer tanques d’água e lagos através de sistemas naturais de captação de água da chuva e por gravidade.

3- Posicionamento: o posicionamento do terreno varia de acordo com a necessidade do local e o contexto em que está inserido. Se você está num ambiente frio, por exemplo, é essencial que tenha sol o suficiente no terro. Se você está num ambiente de muito calor, é essencial observar as sombras. Outro ponto importante de observar é a direção das chuvas e dos ventos. Já vimos pessoas perderem suas plantações por não lembrarem de considerar ventos fortes e chuvas que alagam.

4- Documentação: documentação em dia garante segurança na compra e evita dores de cabeça futuras.

6- Cuidado com grupos de compra: parece um lindo sonho se unir a um grupo para começarem juntos um movimento de retorno à área rural. Mas para isso, é necessário ter muita confiança e principalmente saber lidar com as diferenças que existirão entre o grupo. O ideal é que seja feito um estatuto prevendo direitos e deveres onde todos estejam de acordo.

7- Estude Permacultura: ao estudar permacultura, você aprenderá a fazer o que chamamos de Leitura de Paisagem. Assim será muito mais fácil no momento de compra do terreno observar as limitações e potencialidades do local escolhido. Leia mais sobre importância da Leitura de Paisagem clicando aqui.

8 – Não tenha pressa: comprar um terreno com pressa, ou por que se encantou a primeira vista pode ser muito arriscado. Um estudo criterioso deve ser feito antes da compra ser efetuada para evitar arrependimentos e prejuízos futuros. Há uma regrinha na Permacultura, que diz para você observar o terreno durante as 4 estações do ano para evitar surpresas em alguma delas, como por exemplo falta d’água na época da seca ou alagamentos em época de chuvas.

Instituto Pindorama: Transforme sua vida e o planeta com nossos cursos online. Clique aqui e conheça a variedade de cursos que contribuem para multiplicar a sustentabilidade no Brasil e no mundo.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
217,000SeguidoresSeguir
119,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados