25.5 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, 2 dezembro, 2021
spot_img

Green News: o maior projeto de permacultura do mundo

Um movimento para criar milhares de vilas com abundância de água na Índia ficou conhecido como o maior projeto de Permacultura do mundo.

Por décadas, a seca afetou severamente milhares de aldeias no estado. No entanto, esta não é apenas uma calamidade natural. É uma crise causada em grande parte pelos humanos – pela má gestão da água e pela rápida destruição da natureza.

Se podemos criar esse problema, também podemos resolvê-lo.

Como funciona o projeto inovador?

O Satyamev Jayate Water Cup foi uma competição anual de 45 dias realizada de 2016 a 2019, na qual milhares de aldeias em Maharashtra competiram para fazer o melhor e máximo trabalho para a conservação do solo e da água.

Depois de receber treinamento em gestão de bacias hidrográficas da Fundação Paani, as aldeias participantes trabalharam para construir e consertar estruturas de conservação de água, arrecadar dinheiro para o trabalho de máquinas e testar e tratar o solo, entre outras atividades.

No centro dessa competição estava ‘shramadaan’ (trabalho voluntário). Todos os dias, milhares de pessoas unidas oferecem shramadaan e contribuem com seu tempo e esforços para um bem maior.

A plataforma do Water Cup permitiu que os cidadãos enfrentassem a crise de escassez de água como um todo, quebrassem o ciclo de dependência do governo e experimentassem a glória de tornar sua vila abundante em água por meio de seus próprios esforços. 

Na luta pela abundância de água, muitas barreiras sociais foram quebradas e inúmeras histórias de mudanças surgiram em Maharashtra.

Na Fundação Paani, o trabalho é voltado para a formação de um movimento popular de enfrentamento à seca através da mobilização, treinamento e ações motivacionais para aldeias liderarem esta luta.

Impulsionados por seu sucesso, lançamos o Satyamev Jayate Samruddha Gaon Spardha em 2020, uma competição maior que visa transformar a ecologia rural e a economia rural.

As bases do projeto são:

1- Fomentar união social e quebrar barreiras

2- Fornecer conhecimento e treinamento para impulsionar a ecologia e economia na aldeia

3- Motivar os cidadãos a tomarem propriedade de seus problemas e resolvê-los por conta própria.

Para saber mais, você pode assistir os vídeos no Youtube com o título: “India’s Water Revolution #2: The Biggest Permaculture Project on Earth! with the Paani Foundation”.

Gostou? Clique aqui e aproveite para se inscrever no Instituto Pindorama para receber em primeira mão nossas promoções, aulas gratuitas e novidades.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
217,000SeguidoresSeguir
119,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados