Com ideologia que busca a integração entre habitações e a natureza, este estilo arquitetônico ficou conhecido como Arquitetura Orgânica.
A Arquitetura Orgânica foi uma escola da arquitetura moderna influenciada por um famoso arquiteto chamado Frank Lloyd Wright que defendia a ideia de que as construções influenciam profundamente as pessoas que as habitam e frequentam.
Também conhecida por Arquitetura Naturalista, tem como proposta atender as necessidades das pessoas através da harmonia entre construção e natureza.
Para isso, a casa ou construção é pensada para ser integrada no terreno em que se encontra e em seu entorno.
Um organismo vivo
Nesse contexto a construção passa a ser considerada um organismo vivo, com elementos que respeitam a natureza, pensando no design com formas circulares, fazendo referência à elementos e padrões naturais.
Arquitetura Orgânica x Sustentabilidade
Esse estilo arquitetônico carrega consigo influências tecnológicas do uso de novos materiais que foram descobertos com o tempo. Portanto, utiliza-se alguns materiais convencionais nas construções.
Porém, num cenário onde a sustentabilidade é cada vez mais relevante, faz-se necessário o uso de materiais ecológicos. Para isso a Arquitetura Orgânica utiliza nas construções materiais em seu estado natural, e outras técnicas como reaproveitamento de água, autossuficiência energética, teto verde e iluminação natural.
Uma casa sustentável, que presa pelas pessoas que a habitam e pela natureza, é uma maneira de habitar de forma mais saudável. Pois, utilizando materiais ecológicos e técnicas mais inteligentes você terá mais saúde e mais economia.
Leia também: A importância de casas ecológicas e seus benefícios
A visão da integração entre Arquitetura e a natureza, trazem uma versão necessária e mais humanizada para a maneira em que construímos.