28.5 C
Rio de Janeiro
sábado, 17 abril, 2021
spot_img

O que a Permacultura tem de inovação?

A Permacultura é um sistema de planejamento de ambientes sustentáveis. Descubra o que a Permacultura tem de inovação!

A Natureza é muito generosa. Se você parar para observar, certamente irá perceber que nos sistemas naturais só existe abundância. A natureza está em constante estado de cooperação, para que seja possível a vida existir.

Ao que se refere á nossa interferência, muitas vezes parece que somos seres alienados a essa natureza – deixando de perceber que somos parte dela!

Portanto, observando os meios de sobrevivência do mundo atual na cultura predominante, devemos considerar que diferente dos sistemas naturais, estamos vivendo no paradigma da escassez.

Abundância X Escassez

O incentivo ao consumo sem limites e a crença de que, adquirir mais coisas e bens materiais proporciona bem-estar e qualidade de vida, vem provocando alteração das condições climáticas e do ambiente de forma prejudicial.

Portanto, devemos pensar com responsabilidade: o que estou consumindo é realmente uma necessidade? O que estou consumindo gera abundância ou escassez?

permacultura inovação

Ao se tratar desde do modo de produção até a maneira em como devolvemos os excedentes para a natureza, podemos concluir que como sociedade não estamos trabalhando para viver em abundância, e sim, caminhando na direção de um futuro de escassez energética.

Inovação e Permacultura

inovação e permacultura

Uma das maiores inovações dos sistemas de planejamento baseado na Permacultura, é que os sistemas são sempre planejados a favor da natureza, e não contra ela.

Com a Permacultura, conseguimos tornar a terra cada vez mais abundante.

Através da Permacultura, é possível criar ambientes humanos sustentáveis e produtivos, que unem design e tecnologias apropriadas para tornar possível atender as necessidades humanas básicas com o impacto ambiental reduzido.

O mundo está em constante evolução. Isso torna necessária a Inovação.

Nesse sentido, se tratando da Era em que entraremos, de escassez de recursos, devemos considerar a Permacultura em si uma grande inovação que facilitará nossa existência.

Permacultura – inovação e autossuficiência

A economia globalizada dos dias atuais tem uma característica de instabilidade que rapidamente afeta todos os envolvidos. Portanto, nos tornarmos auto suficientes num mundo de escassez energética é um grande valor. Então, o incentivo à autossuficiência é outra inovação da permacultura.

Inovação na metodologia de planejamento

Um grande diferencial da Permacultura, além da estrutura de hipóteses fundamentais, é a Metodologia de Design, ou seja, a metodologia de planejamento.

Bill Mollison e David Holmgren trouxeram uma visão mais ampla sobre nossa forma de atuar no mundo. Sendo assim, a intenção é criar ambientes sintrópicos, onde num determinado local haja mais energia e abundância disponível de maneira que dependa cada vez menos de sistemas externos.

Foco em oportunidades

As estratégias da Permacultura estão focadas em oportunidades.

A crise climática por exemplo, é uma grande oportunidade para recriar meios de viver. Então, com a inovação voltada para o âmbito sustentável, será possível criar uma cultura humana que nutre, e não destrói a Terra.

Seja um agente de transformação. Descubra Permacultura e aprenda viver de forma mais ecológica.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSOS CURSOS


Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Related Articles

Siga o Instituto Pindorama

323,771FãsCurtir
154,000SeguidoresSeguir
86,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados