23 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, 17 setembro, 2021
spot_img

Quem são os neorurais?

Você sabe quem são os neorurais? Quem são e o que fazem? Para começo de conversa, vou explicar o que significa o tempo neorural!

Neorruralismo, ou Novos Rurais, é um movimento de pessoas que decidiram deixar as cidades para viver nas áreas rurais, em um sentido contrário ao êxodo rural.

O exôdo rural ficou conhecido e marcado na história, quando as populações rurais começaram a ir para a cidade devido as condições de trabalho no campo daquela época.

Hoje, o movimento acontece ao contrário. Muitas pessoas estão deixando as cidades e buscando por uma vida no campo, mais próxima da natureza e sem as complexidades que a cidade tem.

Busca de melhor qualidade de vida

Os neorurais, se encontram em situações diversas, e idealizam uma vida com mais autonomia e menos influência urbana.

Essas pessoas estão voltando para o campo para em busca de mais qualidade de vida, e em sua grande maioria essas pessoas carregam consigo valores de regeneração da natureza, e praticam Permacultura, Agrofloresta e práticas sustentáveis de uso da terra.

Estes valores tiveram um novo sentido, inclusive no Brasil, durante a pandemia do Covid-19. Pois, ficou mais evidente as limitações do sistema urbano e todas suas falhas.

As pessoas começam então a fazer um movimento de retorno para a Terra. Buscando o campo como espaço de residência, trabalho e mais saúde.

A permacultura e os neorurais

Agora que você já sabe quem são os neorurais, entenda melhor como viver no campo pode ser livre de muitos desafios que fizeram a população cometer o êxodo rural antigamente.

A Permacultura propõe um sistema de organização para que as pessoas convivam de forma integrada á natureza com autossuficiência e sustentabilidade. Com Permacultura, aprendemos formas de planejamento de ambientes humanos sustentáveis, envolvendo princípios éticos que você pode ler mais sobre clicando aqui.

A Permacultura trata de uma integração de maneiras de cultivo, alimentação, preparo da terra, captação e uso de energias renováveis – e trata também das relações humanas em comunidade.

Ou seja, há uma variedade de tarefas que o(a) permacultor(a) podem assumir. Não apenas produzir seus alimentos nos modelos de agricultura familiar.

Hoje, os neorurais cuidam da roça, empreendem em modelos de negócios sustentáveis, e vivem uma jornada de múltiplos afazeres inclusive utilizando o potencial da internet para influenciar outras pessoas por meio das redes sociais.

Prazer pelo simples

Muitos neorurais chegam ao campo para se livrarem da bagagem complexa das cidades, e com ideias de regeneração.

Com o acesso à informação, essas pessoas já sabem sobre o grande impacto dos modelos de agropecuária e monocultura vigentes, e buscam fazer diferente, implantando modelos de regeneração da natureza e métodos de cuidado com a Terra.

Para os neorurais, para além dos objetivos econômicos, o prazer relacionado à viver na terra é levado em consideração. Vida simples, autonomia e controle sobre o próprio tempo tem um grande sentido para essas pessoas.

A partir disso, os neorurais começam a tecer uma nova realidade para o contexto no campo. Criando novas oportunidades e maneiras de viver em contato com a Terra e a natureza.

E você, gostaria de se tornar um neorural? Conta pra gente nos comentários.

Aprofunde seus estudos e transforme sua vida e o planeta com nossos Cursos Online. Clique aqui e descubra.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
215,000SeguidoresSeguir
109,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados