23.5 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, 16 setembro, 2021
spot_img

Saiba o que é economia circular

Para começo de conversa, você primeiramente precisa saber o que é a economia linear e por que devemos substituí-la pela economia circular.

A economia linear é sustentada pelo modelo de produção utilizado amplamente em nível global que se baseia na extração de recursos, produção, consumo e descarte.

O que isso significa? Significa que na prática, esse modelo tradicional que vem desde a revolução industrial depende diretamente da constante extração de recursos finitos, para transformá-los em produtos que consumiremos e que em algum momento descartaremos.

E a grande questão, é que esse processo se mostra cada vez mais insustentável pois é extremamente ameaçador ao meio ambiente.

Por isso, a economia circular vêm se mostrado eficiente para começar a resolver os problemas causados pela economia linear.

Por que economia circular?

A economia circular faz parte de estratégias de desenvolvimento sustentável que têm suas ferramentas inspiradas na maneira em como a natureza opera.

Você já deve ter ouvido aquela famosa frase: na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, não é mesmo? No entanto, no contexto da economia linear perdemos recursos, energia, criamos lixo e transformamos o descarte em poluição.

Portanto, a economia circular visa um processo contínuo de renovação, para que a transformação da matéria prima que consumimos tenha o impacto reduzido e mais positivo possível através da reutilização, recuperação, reciclagem e aproveitamento máximo de recursos e energia.

A proposta da economia circular visa acabar com erros de design ao longo do ciclo de produção até o descarte, prolongando ao máximo o valor e a vida útil de um produto através de uma gestão eficiente de recursos naturais, e reintegração de um produto que iria para o descarte em um novo ciclo produtivo.

Essa estratégia pode garantir benefícios econômicos e socioambientais.

Instituto Pindorama: referência em ensino de permacultura e sustentabilidade. Para conhecer nossos cursos clique aqui.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
215,000SeguidoresSeguir
109,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados