Você já ouviu falar em Pico do Petróleo? Descubra o que é e como isso te afeta.
O Pico do Petróleo corresponde a um período de declínio na produção do petróleo após um período de máxima produção.
Recurso finito e não renovável
O petróleo é um recurso finito e não renovável. Portanto, é necessário sempre abrir novos pontos para sua extração para que seja possível suprir a demanda que só cresce a cada ano.
Além da demanda crescente, fatores geológicos também limitam a extração do petróleo. Novas descobertas de pontos de extração estão sempre acontecendo, porém, a extração se torna cada vez mais complexa pois, mais tecnologia, ou seja, recursos, precisam ser utilizados para que seja possível a extração.
Existem alguns métodos que tornam possível prever quando ocorrerá o pico da máxima produção, porém, essa análise só é possível ser feita quando o declínio já está em andamento.
Como isso afeta a humanidade?
Quando falamos em consequências, devemos levar em consideração que nossa sociedade é basicamente movida por petróleo. Então, essa crise afeta todas as estruturas da sociedade. Porém, é muito provável que as consequências sejam diferentes em diferentes partes do globo.
O setor de transportes será o mais impactado. Os alimentos que são produzidos longe dos locais de consumo sofrerão elevação nos preços e se tornarão escassos. Isso poderá levar a um aumento da produção local, o que a longo prazo é um ponto positivo. Porém, até que aconteça a produção, muitas pessoas podem sofrer com a escassez de alimentos. A saúde e a educação também sofrerão impacto, devido à dificuldade de mobilidade e escassez de recursos.
Este declínio acarreta tensões econômicas e políticas entre os países.
Já é sabido que um dia esse declínio será irreversível, e isso afetará drasticamente nossa civilização se não houver um planejamento estruturado para enfrentar essa crise que já é uma ameaça, e já acontece em alguns lugares do mundo.
Assista no vídeo abaixo como Cuba enfrentou o colapso do petróleo com o auxílio da Permacultura: