Jörg Stamm: o mago do bambu

Se você se interessa pelo universo do bambu, com certeza já ouviu falar sobre Jörg Stamm. O alemão se tornou referência e destaque em todo o mundo, por suas grandes estruturas em bambu.

Após ter terminado a escola, Jörg Stamm começou seu aprendizado como marceneiro.  Ao mesmo tempo, aprendeu a falar espanhol e, com isso, construiu a base para seu objetivo: trabalhar na ajuda ao desenvolvimento da América do Sul. Como carpinteiro, sempre teve fascínio por escadas, casas, barcos e pontes e trabalhou em várias empresas de construção em madeira.

Deixou então seu país de origem e veio desbravar o continente Sul Americano.  Foi voluntário da Peace Corps no Equador e, na Colômbia, aprendeu sobre o uso do bambu na construção civil e se engajou no movimento. As Pontes de Guadua e os impressionantes Green School e Bamboo Pavillion, ambos situados em Bali, são suas obras mais conhecidas.

Stamm atualmente projeta e constrói grandes estruturas em bambu, mesclando métodos tradicionais europeus e técnicas regionais, ministra cursos práticos sobre o tema, e presta consultoria para o desenvolvimento de projeto e instalação de unidades industriais de processamento de bambu, treinamento de pessoal e desenvolvimento de produtos.

Palestra sobre a industrialização do bambu

Festival da Sustentabilidade e Silabas 2017

Suas experiências de trabalho prático o têm feito viajar pelo mundo, para países como a Colômbia, Equador, Cuba, Brasil, Índia, Timor Leste, Madagascar, entre outros; E, para nossa alegria, Jörg Stamm esteve no Simpósio Latino Americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade 2016 e estará na edição de 2017 organizada pelo Instituto Pindorama em parceria com o TIBA. O Silabas é parte do Festival da Sustentabilidade que ocorre entre os dias 07 e 10 de Setembro de 2017 na cidade de Nova Friburgo, RJ com dezenas de palestras. workshops e painéis, shows , cinema e diversas outras atrações.

Saiba mais em:        Festival da Sustentabilidade Silabas

 

 

Instituto Pindorama - Todos os direitos reservados
Share This