descrição

Nome

Bernardo Marquez

Biografia

Sou pai de primeira viagem, nômade digital, músico autodidata, professor, graduado em Comunicação Social – Rádio e TV na UNESP, com mestrado em Som para Cinema na ECA/USP. Paralelamente aspirante em gestão de empreendimentos sustentáveis e permacultor em formação. Um grande entusiasta do estilo de vida sustentável permacultural.

Profissionalmente me especializei em engenharia de som/sound design e tive muitas experiências no campo da produção musical, criação de trilhas sonoras para filmes, gravação de som, edição de som e mixagem de produtos audiovisuais. Neste percurso me tornei um pilar de integração entre os profissionais da área, através de um portal que criei de educação sonora audiovisual chamado Artesãos do Som (http://www.artesaosdosom.org). Com isso fui convidado para co-criar e coordenar o Encontro Nacional dos Profissionais de Som do Cinema (http://www.enpsc.art.br) e ser curador das premiações do Festival CineMúsica que acontece anualmente em Conservatória-RJ. Em 2015 fui morar em Piracanga, uma ecovila e centro holístico no sul da Bahia. Lá co-criei e coordenei o projeto de música e a webrádio da ecovila.

Em 2016 voltei para a vida na cidade e comecei o curso “Viver fora do Sistema” do Instituto Pindorama. Desde então mergulhei no processo de estudo sobre sustentabilidade, agroecologia, consumo consciente e permacultura (dissemino as informações que tenho acesso na página Diário Sustentável https://www.facebook.com/diariosustentavel/). Assim, começaram a surgir oportunidades de práticas e trabalhos nesses campos, como a gestão de uma horta urbana comunitária em Uberlândia-MG, minha cidade natal. Hoje também faço a comunicação de uma loja virtual de insumos naturais para plantio, a Mundo Horta (http://www.mundohorta.com.br). Atualmente fico entre MG e SP e em breve partirei com minha família para buscar um cantinho na natureza e realizar meu sonho de construir a minha casa da forma mais sustentável possível em um futuro próximo.

Instituto Pindorama - Todos os direitos reservados
Share This