Bambu : matéria prima para o século XXI

Enquanto materiais de alto custo energético como o vidro e aço ganham cada vez mais espaço na indústria, algumas empresas apostam em soluções mais sustentáveis para seus produtos e serviços. Isso acontece porque há uma tendência no mercado, uma demanda  de quem quer se reconectar com a natureza e buscar um equilíbrio no estilo de vida.

Usar materiais naturais dentro de casa, além de trazer benefícios como o conforto e o bem estar, também ajuda no desenvolvimento sustentável. O bambu é uma gramínea selvagem que precisa de pouco investimento energético na plantação, colheita e tratamento. Ele cresce rápido, por isso é considerado uma alternativa para madeira, ajudando a diminuir o desmatamento. Bambuzais absorvem 20% mais carbono que uma floresta e podem ser plantados em terrenos pobres, impróprios para agricultura.

Seguro, natural e versátil

O bambu tem fibras muito resistentes, pode ser usado na sua forma natural ou passar por um processo de laminação para fazer placas padronizadas. Na construção civil ele suporta  cargas pesadas, podendo ser comparado ao aço, além de ser flexível e resistente a terremotos. As utilidades do bambu são  apenas limitadas pela nossa imaginação: pode-se fazer tecidos, comida, biomassa, móveis e os mais variados bens de consumo.

óculos leve de bambuÓculos de bambu: leve, resistente e flutua na água

 

Material atóxico para sua casa

Enquanto cursava arquitetura e urbanismo, comecei a me interessar por autonomia nas casas e materiais naturais na construção, não demorou para encontrar nas minhas pesquisas muito material sobre bambu e fiquei encantada com as possibilidades e aplicações da planta.

Ambiente todo feito de bambu: projeto do escritório IBUKU

Embora na Ásia e em alguns países da América do sul como a Colômbia o uso do bambu seja regulamentado e valorizado, o Brasil está apenas descobrindo todas as vantagens dessa planta, ainda temos pouca mão de obra especializada e poucas empresas que fornecem bambu tratado ou laminado, mesmo tendo grandes quantidades de bambu e mais de 200 espécies nativas no território brasileiro.

Para conhecer o bambu e aprender a trabalhar com ele , comecei a explorar as possibilidades fazendo desde pequenos objetos decorativos até móveis para minha casa. Isso me empoderou para mudar meus hábitos de consumo e começar e fazer as coisas eu mesma e até criei um canal no YouTube para documentar minhas experimentações.

Ser permacultora para mim significa encontrar soluções para viver de forma mais harmônica, tanto dentro de casa como na atuação profissional. A tecnologia e conhecimento estão aí, de que forma esses recursos podem ser melhor utilizados?

Conheça alguns produtos de bambu

Para trabalhar com bambu é preciso algumas ferramentas, espaço e bastante disposição física, sorte que já existem muitos produtos lindos de bambu no mercado, aqui alguns exemplos:

 

Arandela de parede

 

 

 

 

 

Amplificador para Smartphone

 

 

 

 

 

Plim de Porta

 

 

 

 

 

 

Cuba para banheiro

 

 

 

 

Quer algum tutorial específico de bambu ?compartilhe com a gente nos comentários.

 

Abril 23, 2018
Instituto Pindorama - Todos os direitos reservados
Share This