22 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, 16 junho, 2021
spot_img

Você conhece a Flor da Permacultura?

Um estilo de vida saudável, com ética e princípios. A Permacultura conquistou o coração de milhares de pessoas ao redor do mundo – pela eficiência e inteligência nos processos de planejamento de ambientes autossustentáveis. E você, já conhece a Flor da Permacultura?

A Flor da Permacultura é uma ilustração que representa um caminho evolutivo em forma de espiral. Portanto, aborda temas multimensionais relacionados à nossa existência.

Assim como os princípios éticos e os princípios de design, a flor da Permacultura é a base para seguir com a permacultura na prática.

Permacultura aplicada

Para criar uma cultura sustentável, abordamos temas e etapas que são necessários para que essa cultura prospere.

Através das atitudes individuais e locais evoluindo para níveis coletivos conseguimos caminhar na direção de uma sociedade próspera.

Entenda a Flor da Permacultura

Manejo da Terra e da Natureza

Propõe o manejo sustentável da terra, com atitudes que conservem a vida. Alguns exemplos práticos são: sistemas de plantio agroecológicos, agricultura orgânica, banco de sementes. Ou seja, sistemas sempre baseados na natureza e a favor dela.

Espaço Construído

Arquitetura Bioclimática, Design Apropriado, Tecnologias passivas, Empoderamento para autonomia na construção das casas com tecnologias e materiais ecológicos e acessíveis.

Ferramentas e Tecnologias

Reuso e Reciclagem, uso de ferramentas manuais, combustíveis de resíduos orgânicos, tecnologias renováveis.

Cultura e Educação

Apoiar uma cultura de transição através de educação ecológica, escolas tradicionais baseadas em pedagogias de Rudolf Steiner.

Saúde e Bem-Estar Espiritual

Apoiar medicinas holísticas, manutenção da saúde através de práticas como yoga e tai-chichuan.

Economia e Finanças

Recriar maneiras de atuar no mundo, usando o poder do investimento para criar economias mais equitativas.

Posse da Terra e Comunidade

Cooperativas e Associações comunitárias, o cidadão como parte da gestão.

Essas são algumas das propostas da Permacultura para iniciar a transição para uma sociedade mais sustentável. Todas as propostas são sempre orientadas a partir dos princípios éticos.

Faça um de nossos cursos, fique independente e conquiste uma nova profissão. Clique aqui para conhecer.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
173,000SeguidoresSeguir
95,300InscritosInscrever
spot_img

Relacionados