23.2 C
Rio de Janeiro
domingo, 18 abril, 2021
spot_img

Como projetar ambientes sustentáveis?

Primeiramente, é importante entender que além de uma tendência, a sustentabilidade é uma necessidade urgente. Tanto para elaboração de um projeto urbano quanto rural devemos levar em consideração o compromisso de cuidar do meio ambiente. Continue lendo e aprenda as premissas de como projetar ambientes sustentáveis de acordo com a Permacultura.

Ao se tratar de diminuir o impacto no meio ambiente, devemos optar por um projeto de cunho sustentável.

De acordo com a Permacultura, diversas soluções podem ser adotadas para elaborar projetos sustentáveis.

Como projetar ambientes sustentáveis de acordo com a Permacultura

Já falamos aqui sobre os princípios que regem a Permacultura.

Portanto, o planejamento é elaborado a partir de orientações específicas para cada local, de acordo com suas características únicas.

Então, os métodos de planejamento podem ser definidos tanto antes da execução, a partir da observação e definição das necessidades já existentes nesse ambiente, como a partir das necessidades que surgem deste local.

Consumo energético

Pode-se dizer que um dos objetivos principais dentro de um planejamento de acordo com a Permacultura, é a economia de energia. Ou seja, a energia usada deve ser ao máximo produzida por esse sistema.

De acordo com o modo de vida urbano, todos os recursos energéticos utilizados pelas pessoas, vem de fora, como os alimentos, energia elétrica e água.

Portanto, uma das soluções para essa realidade, é o consumo local dessas energias, como: reaproveitamento de água da chuva, produção de energia através de placas solares ou biodigestor, aproveitamento de resíduos de matéria orgânica.

Na Permacultura, quanto menos utilizamos energia proveniente de um sistema externo, mais autossuficiente e sustentável será esse determinado ambiente.

Padrões da Natureza

A observação dos ciclos da natureza, juntamente com seus padrões facilitam a tomada de decisão no momento de executar um planejamento sustentável.

Para os sistemas de cultivo, é utilizado métodos de projetos baseados em sistemas naturais, como é o caso dos sistemas agroflorestais.

Trabalho

O trabalho é um tema muito relevante e totalmente relacionado com o consumo energético do sistema.

O trabalho e o consumo energético, irão definir os elementos utilizados na construção deste projeto, bem como o posicionamento deles dentro do projeto.

Para isso, realizamos este projeto de acordo com o que chamamos de zonas e setores. Para que seja possível o relacionamento das energias internas e externas de um sistema, com o objetivo fundamental de economizar trabalho e energia, de uma maneira em que o sistema tenha o funcionamento mais eficiente e auto suficiente possível.

Inovador, não é mesmo? Através do Design Permacultural, podemos reduzir horas de trabalho, economizar milhares de reais com design e tecnologias apropriadas e ainda contribuir para a construção de um ambiente mais sustentável.

Gostou e quer saber mais? Clique aqui.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Related Articles

Siga o Instituto Pindorama

323,771FãsCurtir
154,000SeguidoresSeguir
86,300InscritosInscrever
spot_img

Relacionados