25.7 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, 1 dezembro, 2021
spot_img

Entenda a importância da Leitura de Paisagem na Permacultura

Todos querem viver bem em seu território, casa, bairro, comunidade. De acordo com a Permacultura, para que essa experiência seja a mais sintrópica possível é muito importante fazer a Leitura de Paisagem para planejar esse território.

Pois, reconhecer os limites e potencialidades, farão toda diferença no planejamento ecológico deste local. Seja um terreno pequeno onde será construída uma moradia, como um grande terreno destinado à construção de uma comunidade.

Saiba o que é Leitura de Paisagem

Primeiramente, no Design Permacultural, é utilizada a leitura de paisagem para entender o contexto local em que algo será inserido – uma construção, um jardim, horta, ferramenta, tecnologia – baseado na visão sintrópica de gerenciamento de energia.

Essa é uma etapa fundamental para o planejamento de qualquer estrutura dentro de um design de Permacultura. Pois, serve para reconhecer os diversos elementos que compõem a paisagem para que seja possível executar o projeto com êxito.

Exemplo prático

Por exemplo, se você chegou a um determinado local e decide construir sua casa, ao fazer a Leitura de Paisagem você consegue perceber com exatidão os fluxos daquele terreno. Como: orientação solar, áreas úmidas, sentido do vento… sendo possível chegar a um planejamento ecológico que facilite sua vida dentro deste contexto.

Assim, ao saber os limites e potencialidades de seu terreno, você poderá utilizar a Arquitetura Bioclimática para construir uma casa mais ecológica e econômica.

Benefícios da Leitura de paisagem

Um dos princípios mais importantes da Permacultura, é trabalhar com a natureza. Isso significa, agir de acordo com as potencialidades já presentes, aproveitando os sistemas naturais.

Ao trabalhar a favor da natureza, é possível construir sistemas muito mais produtivos. Isso faz com que se economize trabalho, energia, dinheiro e tempo.

Entenda Leitura de Paisagem  Permacultura

A Leitura de Paisagem é um grande estudo para o planejamento de um local ecológico, e pode te fazer economizar milhares de reais.

Clique aqui e conheça nosso Curso Online de Permacultura. Onde abordamos com profundidade sobre esse assunto, e também muitos outros relacionados com o planejamento sustentável de um território.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
217,000SeguidoresSeguir
119,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados