Você sabe o que é Permacultura?

0
316
permacultura o que e

Você já pensou em viver um estilo de vida integrado à natureza? Respeitando seus ciclos naturais e gerando um impacto mais positivo no planeta? Então, você precisa conhecer a Permacultura.

Descubra o que é Permacultura e saiba como ela pode ser uma alternativa real para transformar sua vida de uma maneira sustentável agora mesmo.

A Permacultura, foi inicialmente desenvolvida por Bill Mollison e David Holmgren, na Austrália em meados de 1970.

A palavra origina-se do inglês “Permanent Culture”. Essa palavra descreve um sistema genérico e global que reúne diversas ideias e habilidades abordadas sob a visão da ecologia.

A Permacultura une práticas ancestrais e conhecimentos modernos.

Dessa forma, essas ideias foram sistematizadas para tornar possível criar, projetar, administrar e aprimorar todos os esforços para a construção de uma sociedade e de um futuro sustentável.

Saiba como surgiu

O mundo contemporâneo é marcado pelo desenvolvimento econômico e tecnológico. Isso se deve por alguns fatores como: a Revolução Industrial, a descoberta do petróleo e seus subprodutos, e a expansão do consumo.

Mas, esse modelo de operação social, se mostra cada vez mais insustentável. Pois, é baseado na utilização predatória dos recursos disponíveis.

Contudo, isso está nos fazendo caminhar numa direção que traz consigo sérios problemas: o esgotamento de recursos naturais, a crise climática e a chance de um colapso a nível mundial.

Em contrapartida, a Permacultura surge como uma solução.

permacultura o que e
Bill Mollison, um dos sistematizadores da Permacultura

O que torna a Permacultura tão especial, é o próprio modelo de operar baseado em Princípios Éticos, Princípios de Planejamento e Metodologia de Design.

Então, a Permacultura é um sistema para a criação de comunidades por meio de Design Ecológico.

Por isso, com as práticas sustentáveis da Permacultura é possível prover as necessidades humanas. Além disso, as práticas da Permacultura também são capazes de apoiar a sociedade para a sobrevivência em tempos de crise.

Descubra quais são os Princípios Éticos da Permacultura

Os princípios éticos da Permacultura foram desenvolvidos para promover uma cultura menos egoica. Pois, orienta comportamentos humanos para a compreensão da atuação individual e coletiva no mundo, e as consequências dos hábitos e ações. São eles:

1 – Cuidar da Terra: esse princípio significa agir de forma responsável. Com ações e hábitos que tornam possíveis a conservação da vida e da biodiversidade. A vida no solo, a qualidade do ar e da água, garantem o equilíbrio dos ecossistemas e consequentemente nossa sobrevivência e a de todas as espécies.

2- Cuidar das pessoas: esse principio ético atua no âmbito das relações para que seja visionado o contexto do “eu” dentro do “nós”. Significa a responsabilidade e o pleno respeito e cuidado com todos que habitam o planeta, incluindo as demais espécies.

3- Cuidar do Futuro ou Partilha Justa: esse princípio diz respeito à forma em como escolhemos utilizar nossos recursos. Pois, busca criar sistemas de compartilhamento e distribuição de recursos, e chama atenção para os limites de consumo e, o risco de perda de recursos naturais que ameaça as próximas gerações.

permacultura o que e princípios éticos da permacultura

Como viver a Permacultura em seu dia-a-dia

Agora que você já sabe o que é Permacultura, descubra como vivê-la em seu dia-a-dia.

Acima de tudo, a Permacultura aborda temas profundos e inerentes à vida humana. Portanto, o desenvolvimento sustentável exige revolução e mudanças de paradigmas.

Algumas atitudes práticas tornam a Permacultura possível, como:

  • Cultivar seu próprio alimento ou escolher consumir alimentos orgânicos do produtor mais próximo de você.
  • Parar de ser dependente das fornecedoras de energia e produzir sua própria energia em casa.
  • Fazer saneamento ecológico e compostagem.
  • Para construir ou reformar sua casa opte por materiais ecológicos. E, por Design apropriado de acordo com Arquitetura Bioclimática.

A Permacultura pode ser implementada no modo de viver das pessoas. E foi feita para se adequar em qualquer parte do globo. Portanto, é possível começar a partir de você mesmo. Desde sua alimentação, moradia, meio de transporte, trabalho e forma de atuar no mundo.

Essa lista traz um pouco do que você pode fazer para ter uma vida mais ecológica, e ela não para por aqui! Sendo assim, a Permacultura traz muitas soluções para tornar possível nossa habitação de forma sustentável no Planeta!

Quem pode se tornar um agente da Permacultura?

Qualquer pessoa pode se tornar um Permacultor ou Permacultora. Pois, diversos estudos e tecnologias já estão disponíveis para serem aplicados para contribuir com um modo de viver mais ecológico!

Quer aprender mais e se tornar um agente de transformação agora mesmo?

Então você pode aprender ainda mais adquirindo nosso Curso Online de Permacultura clicando aqui.

Tenha uma nova profissão

Para isso, você pode contar com o Instituto Pindorama. Pois, o Instituto é referência de ensino em língua portuguesa, de Permacultura e Empreendimentos Sustentáveis.

Afinal, nos empenhamos ao máximo para trazer educação ecológica de qualidade. Através de cursos e vivências capacitamos alunos e novos profissionais capazes de transformar o mundo em que vivemos!

Portanto, Confira nossos Cursos disponíveis clicando aqui

Gostou? Capacite-se através de nossos cursos. Já formamos mais de 8 mil alunos e multiplicadores de sustentabilidade.