16.6 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, 29 julho, 2021
spot_img

Planejamento com Permacultura: Como começar

Você já deve ter lido sobre O que é Permacultura nesse post aqui.

Portanto, agora você descobrirá como começar um planejamento baseado na Permacultura.

Permaculturalmente falando, quando habitamos determinado local, queremos viver nele para ter abundância energética e o máximo de autossuficiência possível. Queremos que este local prospere e fique livre da escassez de recursos que ameaça a vida dos seres humanos atualmente.

E, principalmente, queremos colocar sistemas ecologicamente sustentáveis funcionando para que possamos ter tempo para aproveitar o que importa de verdade: o tempo. Tempo pra se dedicar à família, aos aprendizados, à um hobbie, esse tipo de coisa que se torna cada vez mais escassa no mundo moderno.

Portanto, ao estar num determinado território, seja num contexto urbano ou rural, a Permacultura prevê o gerenciamento da energia presente neste território.

Entenda o que é Leitura de Paisagem

Para começar planejamento de acordo com a permacultura você deve primeiramente reconhecer as energias presentes nesse local, e a partir de suas necessidades habitacionais fazer o design.

Todo ser vivo precisa de água, alimento e moradia. Portanto, tudo que engloba a construção ou planejamento dessas áreas, deve ser levado em consideração para iniciar o design.

O primeiro passo para realizar isso, é fazer a leitura da paisagem. Ao iniciar a leitura da paisagem, você começa a fazer o planejamento desse território.

Portanto, para fazer a leitura de paisagem observamos o contexto como um todo, e decidimos sobre a interação dos elementos que compõem essa paisagem. O nível de complexidade existente ao observar uma paisagem é grande. Para isso precisamos observar as micros e as macros combinações existentes na paisagem.

Descubra como permacultor observa a paisagem

Uma paisagem, conta com diversos elementos que a caracterizam. Na permacultura chamamos esses elementos de nichos ou setores.

Para isso, devemos observar as formas, cores, características predominantes, clima, por onde os elementos naturais como sol, vento e água estão circulando. E a partir daí, traçamos o design de acordo com potencialidade e os movimentos que precisarão ser gerados no terreno.

Gostou? Continue nos acompanhando, pois estamos sempre compartilhando muitos conhecimentos sobre Permacultura, Construções Ecológicas e temas relacionados.

Participe dos cursos do Instituto Pindorama. Clique para saber mais.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
215,000SeguidoresSeguir
102,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados