Sede

O Instituto Pindorama é uma organização independente e sem fins lucrativos com sua sede em Nova Friburgo (RJ) registrada desde 2004. Estamos localizados em uma propriedade rural de 480.000 m² de área verde, cercada pela Mata Atlântica. Somos um grupo de terapeutas, permacultores, arquitetos, agrônomos, pedagogos e voluntários dispostos a servir aqueles que buscam qualidade de vida e sustentabilidade. Nossa sede é um ambiente de pesquisa e aprendizagem sobre as áreas de sustentabilidade e qualidade de vida. Neste espaço temos uma casa autossuficiente que produz sua própria energia elétrica e gás. Também temos diversas edículas construídas com bambu e materiais naturais como barro e madeira.Possuímos uma área de plantio orgânico com inhame, mandioca, batata doce, batata baroa, milho, feijão e abóbora, hortaliças e legumes em geral, além de diversas frutíferas como maçã, mirtilo, laranjas, atemóias, caquis, bananas, cambucás, jabuticabas, açaí juçara, noz pecã, castanha portuguesa e outras espécies, mostrando que a autossuficiência alimentar também é possível.

Áreas do Instituto

Casa Autossuficiente

Esta residência modelo foi construída com 11.000 tijolos manufaturados na propriedade,  o teto verde tem sua estrutura toda feita com bambus gigantes onde também encontramos os módulos fotovoltáicos para geração de energia solar e um sistema de aquecimento de água por tubos à vácuo. Além disto a casa recebe biogás do biodigestor que é direcionado para o cooktop na cozinha e possui um sistema de calefação à lenha com recirculação de ar quente e controle de queima, que também serve como sistema alternativo para aquecer a água do boiler. Os assoalhos e móveis são construídos com bambu laminado, pinus de reflorestamento e madeira de demolição.

Casa Sede

Construída sobre uma base de pedras com blocos cerâmicos estruturais que tornam possível realizar uma construção com praticamente nenhum vergalhão, esta casa abriga 4 dormitórios, cozinha, refeitório e salão e convivência do Instituto Pindorama. A iluminação é toda feita com lâmpadas de LED fabricadas no próprio instituto (que funcionam até hoje, com mais de 8 anos de uso) e ligadas a um sistema off-grid de energia solar. Um fogão a lenha e uma fogueira localizada no pátio ao lado da casa, um bambucreto de 80m² (radier feito sem ferragem, apenas com bambu) auxiliam o sistema de aquecimento solar para alimentar um boiler de 500 litros com água a 95 graus, suficiente para 15 pessoas tomarem banho quente. As camas e móveis da casa são feitos com bambus do próprio local.

casa sede do instituto pindorama nova friburgo
casa sede do instituto pindorama nova friburgo

Octógono

Uma sala de aula construída com bambu, barro e madeira do local, vidros de ferro-velho e outros materiais de reaproveitamento como garrafas e lonas, o octógono possui um teto verde de 20m² com trapueraba e base com fibra de coco produzida no próprio local após juntar e compostar coco verde por 3 anos. Este projeto foi desenvolvido pelos Lowconstrutores e contou com o auxílio técnico do Eng. Bruno Sales e Carlos e Patrícia do Espaço Naturalmente.

Casa de Pau-a-pique

Casa secular onde nasceu Nilson da Silveira Dias, presidente honorário do Instituto Pindorama que aos 75 anos de idade ainda ajuda na manutenção do espaço. Esta casa ficou abandonada por cerca de 30 anos após a família se mudar para a cidade na década de 60, sendo restaurada com diversas técnicas como pau-a-pique, que foi a técnica originalmente usada nesta obra, e outras como adobes, taipa de pilão e cordwood. Esta casa é utilizada como dormitório durante os cursos de Permacultura e alguns retiros.

Casa de Pau-a-pique
kitnet alojamento dos voluntarios no instituto pindorama

Kitnet

Estrutura de apoio a casa pau-a-pique, no pavimento inferior possui 4 banheiros para uso dos alunos em aula no octógono ou hospedados na casa de pau-a-pique. As portas são feita com bambu laminado produzido no local e conta com lindos mosaicos feitos por Maria Alejandra Muñoz, Marcela e Mariana Devoto. No andar superior existe uma suíte para 4 pessoas que geralmente é utilizada pelos voluntários.

Bambuzeria

Espaço construído em 2009 que possui um tanque para tratamento do bambu e uma estante para armazenamento das peças tratadas. Este local é utilizada nos cursos de Movelaria com Bambu e Construção com bambu.

Local para tratamento de bambu
Instituto Pindorama - Todos os direitos reservados

Menus de configuração no Painel de Administração

Share This