20 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, 14 maio, 2021
spot_img

Sustentabilidade na cidade: como a Permacultura pode contribuir

A Permacultura pode ser uma aliada na contribuição da sustentabilidade na cidade. Baseada em princípios éticos e de design, a Permacultura pode ser efetuada em qualquer local.

Seja no campo, na cidade, em qualquer parte do globo. Pois tudo se trata se acertar no design mantendo os princípios éticos: Cuidar da Terra, Cuidar das Pessoas, Cuidar do futuro.

Confira três dicas que separamos para você que gostaria de exercer sustentabilidade na cidade se alinhando aos princípios da Permacultura:

1 -Sustentabilidade na cidade: Cuidar da Terra

Para cuidar da Terra, muitos fatores estão envolvidos. A dica de hoje é que você preste atenção no que você consome.

Consumir recursos naturais é uma necessidade de qualquer organismo vivo, no entanto, apenas a espécie humana usa mais que realmente precisa e também deteriora grande parte daquilo que não usa.

O consumismo exagerado que domina, principalmente os ambientes urbanos, precisa ser melhor esclarecido e energicamente combatido por toda a sociedade.

Portanto, comece prestando atenção no que você consome. Faça uma lista do que realmente é necessário e transforme a partir de pequenas ações diárias.

2 – Sustentabilidade na cidade: Cuidar das pessoas

Uma dica que pode ser totalmente ligada aos hábitos de consumo da dica anterior, é consumir de pequenos produtores locais. Assim você estará contribuindo para a economia social local, e contribuindo diretamente à um vendedor ou produtor.

Suas necessidades básicas por exemplo, como produtos de higiene, alimentação, e vestimentas, podem ser supridas pelo produtor mais próximo de você que produz de forma mais natural e ecológica esses itens.

3 – Sustentabilidade na cidade: Cuidar do Futuro

Na Permacultura, já sabemos da necessidade de mais e mais pessoas adotando práticas ecológicas. Portanto, seja qual for sua profissão ou área de atuação, incorpore os princípios da Permacultura.

Se você é um arquiteto, engenheiro, ou das áreas de design e construção por exemplo, comece a buscar e estudar as alternativas já disponíveis para exercer sua profissão de forma mais sustentável possível.

Existe também o movimento de Cidades em Transição, um movimento social baseado nos princípios da permacultura aplicados a uma comunidade.

Gostou e quer saber mais? Continue acompanhando o Instituto Pindorama e receba o melhor conteúdo sobre Permacultura do Brasil.

Quer ser nosso aluno e aprender com quem tem mais de 10 anos de experiência na área? Conheça nossos cursos. Clique aqui.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

323,936FãsCurtir
173,000SeguidoresSeguir
90,100InscritosInscrever
spot_img

Relacionados