20 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, 14 maio, 2021
spot_img

Descubra o que é o Movimento Ambientalista

O movimento ambientalista é uma corrente de pensamento e movimento social que têm como base a defesa do meio ambiente.

Através do paradigma de se viver uma vida sustentável, que garanta a saúde dessa e das próximas gerações, os ambientalistas reivindicam medidas de proteção ambiental e propõem novas estratégias que promovem mudanças nos hábitos e geram valores socioambientais.

Cuidar da Terra, é o primeiro princípio da Permacultura. E podemos observar esse cuidado em antigas tradições aborígenes em todas as partes do mundo.

Ninguém em sã consciência destrói o próprio local em que vive. Ou coloca fogo em sua própria casa.

Porém, se observarmos, não é o que está acontecendo mundialmente nesse momento.

A consciência ecológica foi por um tempo esquecida, e agora há uma grande destruição dos recursos naturais, da vida selvagem e de seus habitats.

Diversas organizações e centros de pesquisas internacionais já reconhecem os impactos negativos que o modelo de sociedade atual acarreta ao meio ambiente.

E, fazem alerta à necessidade urgente de medidas para reversão dos impactos, para evitar consequências catastróficas a nível global.

A boa notícia é que, nos últimos anos, o movimento ambientalista começou a crescer, pois cientistas e pesquisadores começaram a analisar os efeitos colaterais da ação humana desenfreada na natureza.

O movimento vem ganhando espaço, e cada vez mais pessoas começam a tomar consciência da importância de ser um ativista ambiental.

Descubra algumas dicas para você fazer parte do movimento ambientalista:

1- Mudança de hábitos

Mudar a visão implantada do modelo colonialista e consumista, que enxerga a natureza apenas como uma fonte de recursos para se obter lucros com o consumo, para o modelo cooperativista, que percebe a natureza como uma fonte única de cooperação;

Já é comprovado que nossos hábitos estão completamente ligados com essa destruição planetária.

Simplesmente porque um planeta com recursos finitos não suporta um modelo vigente de se viver onde há incentivo ao consumo infinito.

As grandes industrias e corporações multimilionárias não querem que você pare de consumir desenfreadamente.

Porém, é necessário e urgente que adotemos medidas de simplicidade voluntária, para que o consumismo não seja o centro de nossas vidas.

2- Pesquise

Pesquisar sobre as mudanças climáticas, pode ser um grande incentivo para quem deseja mudar de hábitos. Quando estamos acostumados com o certo estilo de vida, pode ser difícil começar a transformar a realidade.

Porém, com um pouco de pesquisa e empenho, você terá provas suficientes da necessidade de se fazer uma transição para uma vida mais ecológica possível.

Se você já é mãe ou pai, ou deseja se tornar, é essencial que considere o futuro de seus filhos.

Portanto, recomendamos que pesquise sobre educação ecológica para que você incentive seus filhos(as) desde a infância e juventude a ter hábitos conscientes para que o futuro deles possa prosperar.

3- Faça parte de grupos e movimentos sociais

Ao nos alinharmos com pessoas que querem o mesmo que nós, podemos ter mais facilidades para fazer a transição.

É importante lembrar do ensinamento da natureza sobre cooperação: na natureza nada existe isoladamente, a Terra é um organismo vivo onde os seres do mundo natural agem em cooperação mútua para que seja possível a existência de todos os ecossistemas e formas de vida.

Podemos nos espelhar na natureza para criar redes que nos fortalecem.

4- Educação ecológica

Somos um Instituto que dissemina práticas e educação ecológica.

Por aqui já passaram 10 mil alunos em nossos cursos e vivências.

Além de oferecer informação gratuida como essa que você está lendo agora, oferecemos cursos online e presenciais para que você aprenda com o maior instituto de Permacultura e Educação Ecológica do Brasil como fazer sua transição para um estilo de vida saudável e sustentável.

Clique aqui e conheça nossos cursos.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

323,936FãsCurtir
173,000SeguidoresSeguir
90,100InscritosInscrever
spot_img

Relacionados