25.5 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, 2 dezembro, 2021
spot_img

Dica prática: como fazer cisterna de ferrocimento

Descubra nesse post o passo a passo para fazer sua cisterna de ferrocimento.

A escassez de água potável já afeta boa parte da população mundial, e segundo a ONU, afetará dois terços da população mundial até 2050.

Em tempos de crise climática, escassez hídrica e racionamento de água, a captação de água de chuva se mostra como uma alternativa muito eficiente.

Uma cisterna de captação de água da chuva feita de ferrocimento apresenta diversas vantagens, inclusive grande capacidade para armazenamento d’água e economia para o bolso.

Descubra passo a passo como fazer cisterna de captação de água

PASSO 1: Escave no solo um buraco de 15cm de profundidade. A distância ‘x’ deve ser aproximadamente equivalente ao desnível entre o telhado da casa e o solo (geralmente cerca de 300cm)

PASSO 2: Instale ‘malha pop’ no fundo e outra, de 2 m de altura, na vertical contornando o perímetro da circunferência, estabelecendo o esqueleto para a parede.

Instale uma tela de pinteiro sobre a malha pop estrutural da parede de modo que fique bem esticada e una-as com pedaços de arame galvanizado.

Na “saia” da estrutura, com um vergalhão de 3 mm, “costure” a tela na malha completando horizontalmente quatro voltas na estrutura respeitando um espaçamento de 5 cm entre as fiadas. Continue costurando ascendentemente em espiral com o vergalhão até o topo com um espaçamento, porém, bem mais largo. Então, dê novamente quatro voltas, agora com espaçamento de 10 cm. Dobre bem todas as pontas de arame para dentro, para evitar cortes nas luvas durante o próximo passo

PASSO 3 – FUNDAÇÃO: Inicie a fundação da cisterna de ferrocimento concretando uma primeira camada de 7 cm para o contra piso com massa de 1:3:4 (cimento/areia/brita). Instale dois canos de saída, um de 75 a 100 mm de diâmetro, para drenagem, e outro de 50 mm, para consumo. Então, cimente por cima a última camada, de 6 cm, para o piso, resultando num piso de 13 cm de altura. Escave um canal no solo a partir do cano de saída para drenagem.

PASSO 4 – REBOCAR AS PAREDES: Uma fina folha de compensado pode ser provisoriamente apensada à estrutura por fora, para ajudar a escorar a camada de reboco de 2,5 cm de espessura com massa de 1:2 (cimento/areia) a ser aplicada pelo lado de dentro por outro operador. A massa excedente que for caindo ao chão pode ser aproveitada para se fazer um sarrafeado no piso.

PASSO 5 – CONSTRUÇÃO DA CÚPULA: Arme um esqueleto de madeira com 12 vigas verticais de apoio, 1 pilar central, 12 caibros convergentes e 12 tiras, conforme a ilustração: com os caibros e as tiras, monte 12 gomos vazados adjacentes e fixe-os sobre o pilar e as vigas. Cubra o molde da cúpula com malha pop e acople-a entrelaçando as pontas sobressalentes. Estique tela de pinteiro sobre esta malha fixando-as com pedaços de arame galvanizado. Faça o emboço na cúpula usando a mesma mistura utilizada para as paredes.

PASSO 6 – ACESSO Á CÚPULA, LADRÃO E REGISTRO

Instale sobre a cúpula os canos de entrada e o ladrão (para excesso de água). Abra também um pequeno acesso com tampa, para futuras inspeções. Um filtro (pode ser para calha) deve ser instalado antes da entrada de água, para evitar que folhas secas, pequenos animais e sujeira do telhado entrem na cisterna. Embaixo,
acople os registros aos canos de saída. Aguarde 21 dias para a secagem de toda a estrutura e, finalmente, desmonte e retire os suportes de madeira. Você também pode fazer adaptações conforme suas necessidades, como conectar a saída para consumo a uma bomba ou diretamente à mangueira para regar as plantas, ou, inclusive, ter mais de uma saída para consumo.

Instituto Pindorama: Transforme sua vida e o planeta com nossos Cursos Online. Clique e saiba mais.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
217,000SeguidoresSeguir
119,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados