27 C
Rio de Janeiro
sábado, 16 outubro, 2021
spot_img

Dicas essenciais para gerar menos lixo

Depois que você transforma uma boa atitude em um hábito tudo fica mais fácil. Se essa atitude é nobre, ela gera benefícios que se expandem e inspiram outras pessoas. Descubra nesse post valiosas dicas para gerar menos lixo e contribuir de uma forma muito positiva para a sustentabilidade do planeta.

Cuidar do seus resíduos é muito importante, e está diretamente relacionado com a sua saúde e das próximas gerações.

Com o aumento do consumo e o modelo de descarte atuante na maior parte da sociedade, o crescimento do lixo é assustador.

Diversos pesquisadores já nos mostram os perigos causados pelo que consumimos e descartamos rapidamente. O plástico domina essa realidade e forma cada vez mais Ilhas de plástico nos oceanos. Diversas espécies são ameaças de extinção devido à essa cultura.

O resíduo que não recebe um destino correto vai parar em algum lugar da natureza causando consequências desastrosas ao meio ambiente.

Portanto, iniciativas pessoais são essenciais para diminuir o impacto de todo esse lixo gerado que jogamos “fora”. A verdade é que “fora” não existe. E nossos resíduos sempre se transformam em lixo que vão parar em algum lugar.

Para que seja possível alcançar uma realidade sustentável de se viver no planeta, algumas atitudes são essenciais. E cuidar do que descartamos é uma delas.

Então, leia agora dicas para gerar menos lixo:

1-  Consumo Consciente: ao consumir um produto, opte pelos que vem em embalagens reutilizáveis e diga não aos que vem embalados em grandes quantidade de plástico. Opte por alimentos frescos. “Descasque mais, desembale menos.”

2 – Dê preferência para hortas e feiras: geralmente nesses comércios é mais fácil encontrar alimentos que não são embalados em plástico.

3 – Reduza o uso de sacolas plásticas: tenha sempre uma sacola reutilizável quando for fazer compras em supermercados e feiras. Assim você reduz o uso de sacolas plásticas.

4 – Recicle: você pode montar uma estação própria de tratamento de resíduos em sua casa, para depois dar o destino correto a seus resíduos. Por exemplo, separar o resíduo orgânico dos resíduos que podem ser reciclados, e assim ter ideias criativas de transformar o que viraria lixo em um novo produto útil.

5 – Dê um destino correto a seus resíduos: após fazer a coleta seletiva em sua própria casa você pode procurar postos de coleta e dar um destino correto aos seus resíduos, como por exemplo casas de reciclagem de sua cidade.

6 – Resíduo orgânico tem muito valor: o resto de alimentos que você descarta pode ser transformado em solo fértil para plantio. Descubra nesse post aqui porque resíduo orgânico não é lixo.

7 – Mexa-se: uma ótima ideia é se empenhar em promover campanhas educativas em seu bairro e cidade incentivando a coleta seletiva e o descarte correto de resíduos.

Instituto Pindorama, educação ecológica que transforma! Clique aqui e conheça nossos cursos online.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
215,000SeguidoresSeguir
116,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados