Para frear a mudança climática, diversas ações são necessárias. Ecobairros podem ser uma solução de moradia para as pessoas que buscam viver na cidade de forma eficiente e respeitosa com o meio ambiente.
O que é um Ecobairro?
Através de projetos urbanos com design ecológico, podemos diminuir o impacto no meio ambiente transformando o paradigma de moradia, educação e hábitos de vida.
Esse modelo de urbanismo sustentável pode ser feito em pequenas escalas em bairros, com a construção de urbanismo sustentável através de Permacultura, Casas Ecológicas, Autossuficiência energética e integração entre edificações e Agricultura Regenerativa com fazendas urbanas.
Tudo isso pode ser feito no contexto urbano para diminuir significativamente a pegada de carbono que demandam as cidades. Além de promover melhoria na qualidade de vida, os ecobairros prometem fomentar a educação e conscientização ambiental em áreas urbanas.
Cidades do futuro
Um futuro que pode ser planejado e instalado agora mesmo. No modelo atual das cidades, uma grande demanda energética que envolve produção e desperdício é gerada.
Esse modelo se mostra cada dia mais ineficiente, pois há um enorme uso de recursos não renováveis para que esse sistema funcione. Portanto, começar agindo localmente é uma grande possibilidade para transformar esse cenário.
3 grandes benefícios dos Ecobairros
1- Inovação: sabemos que o futuro precisa de inovação para prosperar. O velho modelo de se viver não atende mais nossas reais necessidades. Muito de nosso planejamento de emergência, depende do uso de plásticos descartáveis, como água engarrafada e comida ultra processada, que vem de longe. Portanto, esse modelo pode mudar nos Ecobairros.
Utilizando alternativas de cidades em transição, na cidade pode-se agir localmente tanto para gerar recursos de sobrevivência, como água e comida, tanto para gerar novos modelos de negócios baseados em economia circular para fortalecer a economia local.
2- Sustentabilidade: fomentar a sustentabilidade dentro das cidades e servir de exemplo para todas as cidades do mundo!
3- Saúde e qualidade de vida: imagine um bairro planejado para regeneração, onde há economia circular, atividades educativas e união dos moradores para a construção de um futuro sustentável? Com Permacultura Urbana é possível.
4- Economia: Fortalecer a economia local através de modelos de negócios locais que fomentem a sustentabilidade.
Portanto, se você é engenheiro, arquiteto urbanista, designer ou trabalha na área de construções, não deixe de conhecer nossos cursos de Permacultura e Casas Ecológicas.
E se você sonha em viver num contexto assim, não deixe de acompanhar o Instituto Pindorama e aprender mais sobre as diversas maneiras de transformar paradigmas através da Permacultura.