Para a Permacultura, o lixo é um erro de design. E um erro que custa muito caro. Descubra nesse post o que é gestão de resíduos e porque é tão importante fazê-la.
O grande volume de resíduos gerados todos os dias por nós consumidores em algum momento vai parar em algum destino final. Quando jogamos o lixo fora, a sensação é que aquilo desaparecerá simplesmente por que desapareceu de nossa vista. Mas na realidade não é assim que funciona.
Não existe fora. Na verdade o lixo que você colocou para ”fora” ontem, tem grandes chances de ir parar no estômago de algum animal, como pássaros ou tartarugas. Ou então, no meio dos oceanos e rios.
Já sabemos que esse é um problema. E a grande questão é: precisamos fazer algo agora em relação a isso.
O modelo de consumo e descarte
Existem vários tipos de resíduos: resíduos sólidos urbanos, resíduos industriais, resíduos hospitalares, resíduos da construção civil, resíduos nucleares.
Condutas podem e devem ser adotadas para minimizar os impactos ao meio ambiente. Essas condutas devem ser adotadas por industrias, empresas, comércios e também em nossas residências.

O gerenciamento de resíduos envolve uma série de ações desde o consumo, coleta, transporte, e destino final.
Portanto, a Gestão de Resíduos envolve os processos que os resíduos fazem até chegar ao destino final.
Cada tipo de resíduo possui uma destinação específica. Uma gestão eficiente, garante o máximo de reaproveitamento desses resíduos, para que ele não se torne um lixo, ou seja, um erro de design.
O principal objetivo da gestão de resíduos é minimizar os impactos negativos ao meio ambiente.
Gestão Nacional de Resíduos
No Brasil, a Política Nacional de Resíduos sólidos Lei Nº12.305, 2 de agosto de 2010 versa sobre uma série de objetivos a serem cumpridos, pelo poder público, empresas e a população.
O consumo consciente é um dos primeiros passos para que todo o restante do processo de gestão seja eficaz.
Instituto Pindorama: transforme sua vida e o planeta com nossos Cursos Online.