23.5 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, 16 junho, 2021
spot_img

O que é gestão de resíduos e por que é tão importante?

Para a Permacultura, o lixo é um erro de design. E um erro que custa muito caro. Descubra nesse post o que é gestão de resíduos e porque é tão importante fazê-la.

O grande volume de resíduos gerados todos os dias por nós consumidores em algum momento vai parar em algum destino final. Quando jogamos o lixo fora, a sensação é que aquilo desaparecerá simplesmente por que desapareceu de nossa vista. Mas na realidade não é assim que funciona.

Não existe fora. Na verdade o lixo que você colocou para ”fora” ontem, tem grandes chances de ir parar no estômago de algum animal, como pássaros ou tartarugas. Ou então, no meio dos oceanos e rios.

Já sabemos que esse é um problema. E a grande questão é: precisamos fazer algo agora em relação a isso.

O modelo de consumo e descarte

Existem vários tipos de resíduos: resíduos sólidos urbanos, resíduos industriais, resíduos hospitalares, resíduos da construção civil, resíduos nucleares.

Condutas podem e devem ser adotadas para minimizar os impactos ao meio ambiente. Essas condutas devem ser adotadas por industrias, empresas, comércios e também em nossas residências.

Esta imagem é para te lembrar que o que consumimos vai parar em algum lugar do Planeta. Não existe fora.

O gerenciamento de resíduos envolve uma série de ações desde o consumo, coleta, transporte, e destino final.

Portanto, a Gestão de Resíduos envolve os processos que os resíduos fazem até chegar ao destino final.

Cada tipo de resíduo possui uma destinação específica. Uma gestão eficiente, garante o máximo de reaproveitamento desses resíduos, para que ele não se torne um lixo, ou seja, um erro de design.

O principal objetivo da gestão de resíduos é minimizar os impactos negativos ao meio ambiente.

Gestão Nacional de Resíduos

No Brasil, a Política Nacional de Resíduos sólidos Lei Nº12.305, 2 de agosto de 2010 versa sobre uma série de objetivos a serem cumpridos, pelo poder público, empresas e a população.

O consumo consciente é um dos primeiros passos para que todo o restante do processo de gestão seja eficaz.

Instituto Pindorama: transforme sua vida e o planeta com nossos Cursos Online.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
173,000SeguidoresSeguir
95,300InscritosInscrever
spot_img

Relacionados