Na Permacultura, não existe lixo. Pois, o lixo é um erro de design. Portanto, descubra 3 motivos para não chamar Resíduo Orgânico de lixo.
Tudo o que chamamos de lixo, é na verdade matéria que não será mais utilizada e é por fim descartada. Porém, todo esse “lixo” possui uma origem e um destino final.
Resíduo orgânico são todos os resíduos de matéria biológica, ou seja, aquilo que é proveniente da vida vegetal ou animal.
Uma das grandes crises faladas dentro da Permacultura, é a crise do solo. Os sistemas de plantio atual, degradam a vida no solo. Portanto, dar destino correto ao resíduo orgânico é uma grande necessidade atual, e será ainda mais, uma necessidade futura.
Todo resíduo orgânico pode e deve ser reaproveitado. Pois, sua decomposição gera matéria orgânica.
Então, vamos para os 3 motivos para não chamar Resíduo Orgânico de lixo:
1 – Lixo é um erro de design
Temos a tendência em pensar que lixo é um material desnecessário. Mas para todas as coisas existem há um lugar para elas. Então, nada é lixo. Só está no lugar errado.
Resíduos orgânicos depositados em locais errados criam ambientes propícios para atração de animais vetores de doenças, como ratos. Portanto, é muito importante direcionar seu lixo a um local correto.
2 – Compostagem de Resíduo Orgânico: Fonte de vida e nutrientes para o solo
Muitas vezes imaginamos que os restos de alimentos não apresentam nenhuma utilidade. Porém, estamos completamente enganados. Pois, os resíduos orgânicos podem ser utilizamos para produção de adubo orgânico após o processo de compostagem.
Então, você pode compostar em sua casa mesmo ou participar de algum programa de coleta seletiva em sua cidade. Ao separar o lixo orgânico do lixo inorgânico, você contribui para a reciclagem de ambos.
3 – É possível transformar Resíduo orgânico num empreendimento lucrativo
Isso mesmo! Transforme o que antes você achava que era lixo, em dinheiro. Afinal, esse é um excelente modelo de negócios.
Assim, você pode oferecer o serviço de coleta de resíduos orgânicos em casas, condomínios, escolas, restaurantes, instituições públicas, etc.
Como resultado, após recolher os resíduos orgânicos, eles serão transformados em adubo e você poderá além de ganhar dinheiro com os planos de coleta, poderá também revender o adubo após a compostagem.

Este é um dos modelos de negócio que abordamos e te ensinamos a exercer desde o início no Curso de Gestão de Empreendimentos Sustentáveis.
Faça parte do seleto grupo de pessoas que investem no modelo de negócios que mais cresce no mundo: os Empreendimentos Sustentáveis!