27 C
Rio de Janeiro
sábado, 16 outubro, 2021
spot_img

A urgência de uma cultura que garanta a nossa permanência

Atualmente, devemos considerar o fato de que a cultura dominante não garante nossa permanência como espécies na Terra.

Os dados científicos são cada dia mais alarmantes no que se refere à crise climática. E sim. Tudo isso não é mero acaso ou coincidência natural, nosso estilo de vida está afetando muito a biosfera como um todo.

Descubra nesse post a urgência de uma cultura que garanta a nossa permanência!

Isso não é um papo “eco-chato”

Numa roda de amigos, aquele que luta pela sustentabilidade, diversas vezes pode ser julgado com “o chato” que gosta de dar lição de moral e falar sobre os problemas do mundo relacionados ao clima.

O fato é que quem conhece, mesmo que um pouco sobre ecologia e as evidências reais da crise climática, sabe muito bem que estamos na beira de um colapso. E ver que as pessoas não estão atentas a isso, pode ser desesperador.

Talvez esse colapso não seja perceptível ainda para você, devido seu estilo de vida, busca pessoal, local onde vive ou qualquer outro motivo.

Mas, é um problema real que afeta e afetará ainda mais toda a humanidade num futuro muito próximo.

“Perma cultura” – Cultura Permanente

A escassez de recursos, o pico do petróleo, problemas sanitários entre muitos outros já eram previstos em meados dos anos 70 quando Bill Mollison e David Holmgren começaram a estruturar a Permacultura.

Imaginando um cenário futuro de desastres sem precedentes causados principalmente por atividades humanas insustentáveis, as práticas da Permacultura foram sendo desenvolvidas como um modelo de solução para a crise de recursos que enfrentaremos em escala global.

É importante lembrar que muitos países já enfrentam diversos problemas referentes à abastecimento de água potável, comida, entre outros tipos de fontes energéticas.

Baseada em design, princípios éticos e saberes tradicionais aliados à ciência, a Permacultura oferece uma gama de soluções para que nós, seres humanos, encontremos formas de viver durante os momentos de crise.

Assista o vídeo abaixo e descubra O que é Permacultura e Como ela pode salvar o planeta:

Conheça os Cursos do Instituto Pindorama. Clique aqui.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
215,000SeguidoresSeguir
116,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados