25.5 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, 2 dezembro, 2021
spot_img

Você precisa dar atenção para a crise hídrica

As pessoas geralmente não dão valor á água potável. Afinal de contas, a maioria dessas pessoas cresceram com um suprimento ilimitado de água, sendo necessário apenas abrir a torneira para usá-la. No entanto, você precisa dar atenção para a crise hídrica

Dificilmente as pessoas pensam duas vezes antes de fazer o uso da água, e raramente se questionam sobre os caminhos percorridos pela água até que ela chegue milagrosamente nas torneiras das residências.

Mas a realidade vai muito além da água que sai pela torneira.

O negócio é o seguinte: água potável está cada vez mais escassa. E este é um fato que não se condiciona apenas para pessoas de classes mais vulneráveis.

Costumo dizer que mesmo quem mora no m² mais caro do Rio de Janeiro não tem acesso a uma água de qualidade. Pois essa água é tratada com químicos.

Estimativas apontam que em 10 anos, metade da população mundial estará vivendo em áreas onde simplesmente não haverá água o suficiente para todos. E este é um fato muito chocante.

Somos responsáveis pelo perigo que enfrentamos

As mudanças climáticas já não devem ser novidade para ninguém. A Terra está se transformando por conta própria, porém, nós somos os responsáveis por isso.

Nosso banho demorado pode até ser um dos responsáveis pela escassez de água. Porém, um dos fatores mais graves do esgotamento de água potável é devido seu industrial.

Muita água é utilizada na exploração da Terra, como por exemplo na agricultura industrial (principal responsável pelo esgotamento de água potável no mundo) e também devido seu uso na mineração, e industrias de fabricação de produtos.

E agora? O que vamos fazer sobre isso?

Já está mais do que na hora de começar a tomar atitudes, antes que seja tarde demais.

Você precisa entender que nosso estilo de vida está completamente relacionado com essa escassez de água. Para citar um exemplo, a média global da pegada hídrica de um quilo de carne bovina é de 15,5 mil litros de água. Isso mesmo. São necessários 15,5 mil litros de água para a produção de um quilo de carne bovina.

Por isso é tão importante considerar o vegetarianismo, e diminuir o consumo de carne.

Além disso, outras atitudes podem ser tomadas como por exemplo defender a Agroecologia e também consumir de empresas que buscam alternativas sustentáveis no processo de produção.

Coleta e reuso de água

Coletar água da chuva é uma maneira muito eficiente de fazer aproveitamento da água. Dessa maneira, utilizaremos menos água vinda de lençóis freáticos, aquíferos e rios.

Por isso batemos na tecla da necessidade de construção de Casas Ecológicas, com utilização de métodos de construção alternativos como por exemplo banheiro seco e sistemas de reuso d’água, para que nossos impactos sejam os mais positivos possíveis para que a verdadeira transformação aconteça a tempos de revertermos a crise hídrica.

Curso Online de Casas Ecológicas. Clique aqui e saiba mais.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
217,000SeguidoresSeguir
119,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados